Selecionado para o Festival de Veneza, “Salamandra”, de Alex Carvalho, divulga cartaz exclusivo


“Salamandra”, primeiro trabalho do diretor Alex Carvalho, estreia na competição da Semana da Crítica do Festival Internacional de Cinema de Veneza de 2021. Com quatro exibições previstas no evento, o longa-metragem é apresentado para a imprensa na sexta-feira, dia 3 de setembro, a première acontece no sábado, dia 4, e o público terá acesso em duas sessões no domingo, dia 5.  A produção  entre Brasil, França e Alemanha é protagonizada pela francesa Marina Föis, no papel de Catherine, e Maicon Rodrigues, que dá vida ao jovem Gilberto. O longa foi rodado inteiramente no Recife e conta com a coprodução de Canal Brasil e Telecine. O filme será lançado no Brasil pela Pandora Filmes. 

Baseado no romance do médico e escritor francês Jean-Christophe Rufin, que foi adido cultural do Consulado Geral da França em Recife de 1989 a 1990, o longa-metragem apresenta a história de Catherine, que lida com diversos questionamentos emocionais e busca experimentar a vida no Brasil, mais especificamente em Recife, onde vive sua irmã. Em uma tarde na praia, conhece Gil, com quem cria uma relação improvável e que se torna o fio condutor nessa narrativa de busca de si mesmo e de novas perspectivas. 

Com barreiras culturais e linguísticas, o filme nos faz questionar o quanto somos, de fato, escutados e compreendidos quando nos comunicamos. Nessa relação entre uma francesa de meia-idade e um brasileiro de vinte e poucos, que quase nada se entendem oralmente, o sentimento e os pilares são construídos através dos gestos e detalhes que contam muito mais sobre eles do que as palavras. Ao transcender as tantas diferenças existentes, eles se aventuram pela paixão, tateando o novo. 

O roteiro é assinado pelo próprio diretor, com a colaboração de Thomas Bidegain, Alix Delaporte, Rita Toledo e Nelson Caldas Filho. O time criativo inclui ainda a fotógrafa canadense Josée Deshaies (“A questão humana”), a montadora Joana Collier e a diretora de arte Juliana Lobo (“Que horas ela volta?”, “Todos os mortos”). O elenco conta também com os brasileiros Bruno Garcia (“De Pernas pro ar”, “Cleópatra”) e Allan Souza Lima (“Aquarius”, e da novela “Órfãos da Terra”), além da francesa Anna Mouglalis (“Mamute”, “Novo”). 

Sinopse 

Depois de passar anos cuidando do pai, Catherine se sente sufocada pelo contraste entre seus sentimentos e a sua realidade. Ela foge para o Brasil esperando se reconectar com sua irmã. Finalmente, mais livre, mas ainda incapaz de superar sua ansiedade, ela entra numa relação com um belo jovem. Gil representa uma segunda chance e oportunidade de experimentar a vida que ela podia ter vivido. Determinada a recomeçar, Catherine precisa decidir se deve continuar com essa sua reinvenção que pode levar a um fim violento e irrevogável. 

Ficha Técnica

Direção & Roteiro: Alex Carvalho, a partir do romance La Salamandre, de Jean-Christophe Rufin

Produção:  Alex Carvalho, Sven Schnell, Patrick André, Julie Viez

Coprodução no Brasil: Paula Cosenza, Adriana Rouanet, Tiago Carneiro Lima

Elenco: Marina Foïs, Bruno Garcia, Anna Mouglalis, Maicon Rodrigues, Allan Souza Lima, Buda Lira

Direção de Fotografia: Josée Deshaies

Desenho de Produção: Juliana Lobo

Montagem: Joana Collier e Agnieszka Liggett

Coprodução: Canal Brasil e Telecine

Apoio: Projeto Paradiso

Gênero: drama

País: Brasil, França, Alemanha

Ano: 2021

Duração: 119 min.


Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba