“Chão de Estrelas”, série de Hilton Lacerda, estreia no Canal Brasil

 


Com a trama inspirada no grupo de teatro apresentado em "Tatuagem”, a produção aborda temas como o desprezo à cultura por parte da sociedade conservadora e especulação imobiliária



“Chão de Estrelas”, uma provocação criada por Hilton Lacerda a partir do filme “Tatuagem”, estreia no Canal Brasil na sexta, dia 10 de setembro. A série gira em torno de um grupo teatral anárquico, formado por integrantes com origens e histórias diversas, que ocupa um casarão no Centro Histórico do Recife. Os sete episódios vão ao ar, sempre às sextas, às 22h30 – mas, na data da estreia, todos estarão disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay +Canais ao Vivo.

“Criar a série ‘Chão de Estrelas’, uma leitura contemporânea e aprofundada do grupo de teatro do filme ‘Tatuagem’, foi um dos trabalhos mais excitantes que já realizei em minha vida. E o resultado desse esforço, ladeado pelo auxílio luxuoso de toda a equipe, é uma narrativa delirante, que representa bem minhas inquietações sobre o atual estado das coisas. ‘Chão de Estrelas’ é puro conflito, em todos os níveis, e mergulha num universo onde várias artes comungam do mesmo fim: promover uma incômoda festa que nos sirva de barricada no presente para nos escudar lá no futuro. E com arte. Muita arte”, descreve o diretor Hilton Lacerda.

Chão de Estrelas é um grupo teatral cujas montagens são voltadas ao experimento da linguagem. Eles ocupam o casarão de Dionísio (Paulo André), famoso e recluso artista plástico às voltas com os fantasmas de seu passado. Dentro da casa, um espaço vivo e pulsante, vivem, além de Dionísio, Adão (Giordano Castro), Thelma (Nash Laila), Ícaro (Gustavo Patriota) e a mais nova integrante, Sônia (Uiliana Lima). A eles, juntam-se outros integrantes como Ériko (Dante Olivier), Veludo (Matheus Félix), Eneida (Ana Paula Gaspar), Depressílvio (Mário Sérgio Cabral), e Leninha (Ana Marinho), que auxilia o grupo na manutenção do espaço, além de ser antiga moradora do casarão.

"A série nos provoca para experimentar e saborear a arte como uma arma. Uma arma que está ao nosso alcance para lidar com nossos fantasmas e com os fantasmas do mundo. Produzir cultura hoje no Brasil já é em si um ato de resistência. E produzir uma série que fale sobre o poder da criação como ferramenta de confronto e de construção social e política é um prazer e um necessidade", conta Nara Aragão, produtora da série.

Com o risco de perder o imóvel, arrematado por uma poderosa construtora, o Chão de Estrelas inicia um movimento pela manutenção do espaço. A partir daí passam a sofrer ataques externos, gerando atritos dentro e fora do grupo.  Os pais de Soninha, casal de pastores midiáticos (Sandro Guerra e Titina Medeiros), junto com a família de Thelminha, uma tradicional família pernambucana ligada à construtora e comandada pela matriarca Pompéia (Esther Góes), lideram esses ataques.

Está posta a mistura perfeita para a batalha criativa, onde arte e resistência lutam para falar a mesma linguagem, e a memória é o combustível para enfrentar o presente e modificar o amanhã. No final de cada episódio, há depoimentos dos personagens sobre conflitos próprios e coletivos que ajudam a costurar a trama.

“Eu sinto uma alegria enorme em lançar uma série com quase sete horas de conteúdo no Canal Brasil, essa alegria tem o mesmo tamanho da minha preocupação ao perceber que não tenho respostas a dar quando alguém me pergunta pela segunda temporada (sim, temos uma história com potencial fantástico para uma segunda temporada). Olho no horizonte e não vejo como financiar novas obras audiovisuais independentes em curto tempo nesse cenário tão pessimista para a cultura brasileira, pois quem deveria estar defendendo nossos bens culturais, parece mais empenhado em fragilizar e paralisar a cadeia da produção cultural”, lamenta o produtor João Vieira Jr.

 

Chão de Estrelas (2021) (7x50’)
INÉDITO e EXCLUSIVO
Direção:
Hilton Lacerda
Elenco: Nash Laila, Gustavo Patriota, Uiliana Lima, Giordano Castro, Lívia Falcão, Titina Medeiros, Paulo André e Sílvio Restiffe
Classificação etária:
Estreia: sexta, dia 10/09, às 22h30
Horário: sexta, às 22h30
Alternativos: madrugada de domingo/segunda, às 2h; madrugada de quarta/quinta, às 4h; e segunda, às 0h30

 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba