10º OLHAR DE CINEMA: MOSTRA FOCO DESSA EDIÇÃO DO FESTIVAL ABORDARÁ O TRABALHO DO CINEASTA PALESTINO KAMAL ALJAFARI


Nesta edição, a mostra Foco destaca o trabalho do cineasta palestino Kamal Aljafari, cujo último longa-metragem, Um Verão Incomum (An Unusual Summer) faz sua estreia sulamericana no 10º Olhar de Cinema depois de circular pelos mais importantes festivais do mundo.

A mostra Foco destaca o trabalho de um/a novo/a autor/a, ainda não conhecido/a ou ao menos pouco visto/a no circuito de festivais brasileiros. Uma chance privilegiada para explorar uma obra ainda em formação e maturação, mas já dentro de um conjunto de filmes que contém a força necessária para lançar um nome a posição de autor/a do cinema contemporâneo.

Em meio aos fragmentos de memórias e imagens de um povo confrontado com o signo do apagamento, o cinema de Aljafari apresenta capítulos de uma história inacabada que é, a um só tempo, pessoal e comunitária. Nascido na cidade de Ramla, em 1972, e há anos sediado na Alemanha, o realizador e artista palestino é detentor de uma filmografia poética marcada pela inquietude, colocando em cena diferentes modos de resistência frente às tentativas sistemáticas de destruição dos sujeitos, lugares e campo simbólico que atestam uma existência Palestina. Em quase duas décadas de carreira, o diretor empreende uma investigação minuciosa sobre as formas e políticas das imagens em seus jogos de poder, sobre aquilo que é visto e o que foi tornado invisível, entre ruínas materiais e memoriais que são interpeladas a partir da mesa de montagem.

Os longas-metragens confirmados para a mostra são:

Um Verão Incomum (Un Unusual Summer, 2021, 80’)

O Telhado (Al Sateh, 2006, 63’)

Porto da Memória (Minaa Al Zakira, 2009, 70’)

Recordação (Istiaada, 2015, 62’)


Os três curtas de Aljafari que completam a mostra estarão disponíveis no canal do Youtube do Olhar de Cinema durante o festival. São eles:

Visit Iraq (2003)

Balconies (2007)

Long Way From Amphioxus (2019) 


O 10º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema conta com patrocínio do Banco Itaú, apoios de Itambé, Grupo Servopa, Intersept, Tintas Verginia e Lojacorr, apoio cultural do Projeto Paradiso, incentivos da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba e da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo - Governo Federal.

SERVIÇO

10º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

De 6 a 14 de outubro de 2021

No site do Olhar de Cinema


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba