Roteirista argentina Josefina Trotta é a consultora da 3ªed RESIDÊNCIA BASE

 


Roteirista de filmes como Meu nome é Bagdá (2019) de Caru Alves de Souza, O Livro dos Prazeres (2019) de Marcela Lordy e da série, Manhãs de Setembro (AMAZON Prime Video, 2021), Josefina Trotta será a consultora da terceira edição da Residência Base, um programa gratuito, que estimula o diálogo entre roteiristas promovendo rodas de conversas e consultoria especializada, que tem como objetivo desenvolver roteiros cinematográficos, e dar oportunidade a novos talentos. 

As inscrições chegam em sua última semana, ou seja, quem quiser participar precisa submeter seu projeto até o dia 6 de agosto, no site www.residenciabase.com. Nesta edição, por conta da Pandemia de Covid-19, poderão participar apenas candidatos do Estado de São Paulo, que tenham realizado até dois filmes. 

Para se inscrever, é necessário preencher uma ficha, e enviar um argumento de longa-metragem de 5 (cinco) a 8 (oito) páginas. As inscrições têm um número limitado de projetos, por isso é importante que os interessados se inscrevam o quanto antes. Uma comissão julgadora escolhida pela RESIDÊNCIA BASE FILMES selecionará os projetos para a segunda etapa de entrevistas, e a partir dela, cinco projetos – de ficção, documentário ou animação – serão selecionados. 

Na edição de 2019, a RESIDÊNCIA BASE FILMES recebeu mais de 300 projetos, e sua edição anterior, que aconteceu em 2013, contou com projetos como “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, e “Pela Janela”, de Caroline Leone. 

A ideia para a residência surgiu a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes, que participaram de projetos internacionais semelhantes. Desde a última edição, juntou-se a eles o produtor Fernando Sapelli. Ao proporcionar uma semana de imersão, em um espaço de inspiração e em contato com a natureza, amplia-se a experiência criativa.  “RESIDÊNCIA BASE está na contramão da pressa das cidades pois proporciona ao selecionado um tempo de reflexão sobre sua história”, explica Thereza Menezes sobre os objetivos do projeto. 

E Esmir Filho complementa: “Os principais diferenciais da RESIDÊNCIA BASE FILMES são: o deslocamento do participante do ambiente de sua casa e trabalho para uma IMERSÃO NA NATUREZA; a consultoria individual ao AR LIVRE; a energia criativa que ronda a casa quando todos estão trabalhando em seus roteiros; e a convivência nos espaços comuns que levam ao diálogo e potencializam os projetos.”

Os roteiristas selecionados ficarão hospedados na Pousada Fazenda Maristela (Tremembé), de 19 a 25 de setembro, trabalhando em seus projetos com consultoria especializada. Também por conta da pandemia, os participantes serão testados antes e após a estadia, e deverão seguir os protocolos de segurança e as orientações da OMS para prevenção da COVID-19. 

A RESIDÊNCIA BASE FILMES é um programa realizado com patrocínio da BONFIO, apoio do Projeto Paradiso, Pousada Fazenda Maristela e Navega. E produzido pela Claraluz Filmes e Saliva Shots.

Para saber mais sobre a primeira edição: https://vimeo.com/74461065

Para saber mais sobre a segunda edição: https://vimeo.com/363349593

SERVIÇO

3ª edição do programa RESIDÊNCIA BASE FILMES

Inscrições: 19 de junho a 06 de agosto

www.residenciabase.com

Residência Base: 19 a 25 de setembro

Local: Fazenda Maristela (Tremembé)

Realizadores: Esmir Filho, Fernando Sapelli, Mariana Bastos e Thereza Menezes

Nenhum comentário:

Programação da Semana - Cine Passeio (23 a 29 de setembro)

  ESTREIAS EXCLUSIVAS chegam ao #CinePasseio a partir desta quinta (23)!  O grande destaque desta semana é a estreia de mais um filme de D...