PLANTIO DE ÁRVORES E COLETIVA DE IMPRENSA MARCAM O LANÇAMENTO DO CINEALTER 2021 – FESTIVAL DE CINEMA DE ALTER DO CHÃO

Realizado na última sexta-feira (13/08), o lançamento do CineAlter 2021 - Festival de Cinema de Alter do Chão, é o ponto de partida do evento que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de Novembro deste ano na Vila de Alter do Chão, em Santarém, Pará.

Na programação do lançamento foi realizado plantio de árvores em uma propriedade agroflorestal na região do Eixo Forte, próximo à comunidade São Raimundo, representando as Mostras do CineAlter que terão nomes das árvores nativas da Amazônia: a grandeza da Samaúma, a beleza do Ypê, a força da Castanheira, a resistência da Seringueira e a benevolência do Açaizeiro. Participaram da programação membros do Conselho do Cine Alter, composto por representantes da Vila Turística e organizações culturais da região. Na Entrevista Coletiva à Imprensa estiveram presentes o diretor do festival, Raphael Ribeiro, lideranças da comunidade de Alter do Chão e a atriz e diretora Lucélia Santos, embaixadora do evento. 

“Este ano o CineAlter será exatamente do jeito que todos sonharam em 2017, uma iniciativa de organizações culturais da região, de caráter coletivo e colabativo e principalmente com a face dos povos da Amazônia, com o protagonismo dos fazedores e fazedoras de cultura da região” destaca o diretor do festival, Raphael Ribeiro. 

O CineAlter 2021 terá como embaixadora, a atriz e diretora, Lucélia Santos, na coletiva expôs sua perspectiva a respeito dos cuidados com a Amazônia e a urgência de adotar atitudes de sobrevivem “nós temos que discutir juntos uma cultura, para novos padrões, para novas formas de viver, uma cultura dirigida às crianças, aos jovens, às pessoas que tem condição ainda de viver uma vida, e ter uma sociedade melhor do que essa que vivemos, onde presentemente na Amazônia, morrem mais árvores do que nascem...nós dependemos da sobrevivência dos povos da floresta”. A embaixadora ainda destaca a importância do festival de cinema como espaço de incentivo ao protagonismo local no audiovisual “nada mais bonito do que você ter um cineasta de Alter do Chão mostrando para o mundo a realidade da floresta e a realidade do próprio mundo através da visão cultural de uma pessoa local”.

Nesta edição o festival será em formato híbrido, com exibições totalmente online para todo o Brasil e exterior, além da programação presencial na Vila de Alter do Chão, e em salas de cinemas de Santarém. O evento será gratuito em ambos os formatos. Estão previstos mais de 50 filmes, entre longas e curtas metragens, regionais, nacionais e latino-americanos, priorizando um recorte identitário e territorial e distribuídos em quatro mostras competitivas e duas paralelas, na qual os vencedores de melhor longa e melhor curta serão agraciados com o Troféu Muiraquitã. 

As inscrições são gratuitas e estão abertas para todos os tipos de filmes que serão selecionados e identificados de acordo com a programação das 5 (cinco) mostras por uma curadoria comprometida com a concepção artística do Festival e com o perfil de diversidade cultural, regional, étnica e de gênero, descolonialidade e temáticas socioculturais e socioambientais. Para participar basta acessar o link: inscricoes@cinealter.com, no qual contém o regulamento e todos os critérios de inscrição.

O Festival busca promover o intercâmbio de saberes, conhecimentos e difusão do cinema e do audiovisual, com enfoque na visão de sustentabilidade, de pluralidade cultural e de uma economia compatível com a conservação da natureza. A seleção de todos os filmes para a edição 2021 do CineAlter partirá do olhar de uma equipe escolhida, com o critério diversidade de olhares e realidades, que atua no mercado audiovisual regional ou nacional. 

O CineAlter 2021 - Festival de Cinema de Alter do Chão é uma iniciativa de organizações regionais, com realização do Instituto Território das Artes (ITA) e a correalização da Associação de Teatro de Santarém (ATAS). A consultoria técnica é da Olhar Distribuição, de Curitiba-PR.


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba