Inffinito Film Festival anuncia os filmes selecionados

Inffinito Film Festival, maior e mais importante festival de cinema brasileiro realizado no exterior, acaba de anunciar a seleção de filmes para as mostras competitivas de sua 25ª edição, confirmada para o mês que vem, de 4 a 18 de setembro. Serão exibidos nos Estados Unidos, em formato híbrido, ao todo 55 produções (lista abaixo) – este ano, pela primeira vez, a seleção conta com três coproduções Brasil-Estados Unidos: um longa e três curtas-metragens. De Porto Rico ao Alasca, os filmes serão exibidos através da www.inff.online - primeira plataforma internacional de streaming dedicada exclusivamente ao audiovisual brasileiro, lançada pela Inffinito no ano passado. Além das mostras online, com o avanço da vacinação e a flexibilização das regras de isolamento social nos Estados Unidos, quem estiver em Nova York e Miami poderá assistir presencialmente a exibições ao ar livre e shows.

Em Nova York, o público poderá assistir ao show do Dom Salvador Samba Jazz Sextet, no SummerStage do Central Park, na noite de abertura do festival, 04 de setembro, a partir das 20h30. Dom Salvador, nome artístico de Salvador da Silva Filho, é um instrumentista, arranjador e compositor brasileiro que mora em NY desde 1973, onde toca piano no restaurante River Cafe e alterna seu trabalho com shows e gravações ocasionais. Há quem o considere responsável por mudar os rumos da música brasileira, por ter sido o músico escolhido para dar cara soul à música de Roberto Carlos, nos anos 1970. Isso porque Dom Salvador conseguia fazer o que nenhum pianistas brasileiro tinha conseguido até então: unir beleza, ritmo e sonoridades análogas às dos músicos negros americanos. Sua história, pouco conhecida do grande público brasileiro, é contada no documentário “Dom Salvador & Abolição”, de Artur Ratton e Linka Hara, que será exibido, na mostra presencial, pouco antes na mesma noite, às 19h, também no Central Park.

PRÊMIOS E JÚRI - Os filmes das mostras competitivas concorrem ao troféu Lente de Cristal nas categorias Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Fotografia, Melhor Ator e Melhor Atriz. O Melhor Documentário tem uma premiação à parte. Presidido pela atriz Betty Faria, o júri de filmes de ficção é composto pela atriz Camila Morgado; o roteirista de cinema e artista plástico Luiz Dolino; Lorenna Montenegro, crítica de cinema, roteirista, curadora, jornalista cultural e produtora de conteúdo; John Maass, cineasta e advogado. Para a mostra competitiva de documentários, os jurados são a fotógrafa Maritza Caneca; o cineasta e ator Luciano Vidigal; Flavia Azeredo, professora de linguística, cultura e cinema; e Bianca De Felipes, produtora e distribuidora de filmes e séries. Os prêmios do voto popular são escolhidos pelo público nas categorias Melhor Filme de Ficção, Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem.

HOMENAGEM NO CANAL BRASIL - No Brasil, além de algumas das mostras online, o público poderá assistir a uma seleção especial na TV. Como parte da celebração dos 25 anos do Inffinito Film Festival, o Canal Brasil exibirá no horário nobre (aos sábados e domingos, entre os dias 04 e 26/09, às 22h) a produções emblemáticas premiadas no festival ao longo de sua trajetória. A seleção inclui os títulos: O Quatrilho (dia 04/09), Estômago (dia 05/09), O Beijo no Asfalto (2018) (dia 11/09), João, O Maestro (dia 12/09), Raul - O Início, O Fim e O Meio (dia 18/09), O Paciente - O Caso Tancredo Neves (dia 19/09), Loki - Arnaldo Batista (dia 25/09) e Polaróides Urbanas (dia 26/09).

Confira abaixo a seleção de filmes do 25º Inffinito Film Festival:


Exibições presenciais | Nova York e Miami:

  • O Órfão, de Carolina Markowicz                                                                                 
  • Dom Salvador & Abolição*, de Artur Ratton & Linka Hara
  • Me Chama Que Eu Vou,  de Joana Mariani
  • Amarração do Amor, de Caroline Okoshi Fioratti
  • Silêncio da Chuva, de Daniel Filho
  • Valentina, de Cássio Pereira dos Santos
  • Homem Onça, de Vinicius Reis 
  • Neojibá - Música que Transforma, de Sergio Machado e George Walker Torres

 

Mostra competitiva de ficção:

  • Um Dia Qualquer , de Pedro Von Krüger   
  • A Queda , de Diego Rocha             
  • O Palestrante , de Marcelo Antunez
  • Raia 4, de Emiliano Cunha
  • Sertânia , de Geraldo Sarno
  • Curral, de Marcelo Brennand
  • King Kong en Assuncíon, de Camilo Cavalcante      
  • Madalena, de Madiano Marcheti                                              
  • Um Dia com Jeruza, de Viviane Ferreira   
  • Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão                 
  • A Mesma Parte de um Homem, de Ana Johamm  
  • De Perto Ela Não É Normal, de Cininha de Paula                   

 

Mostra competitiva de documentário:

  • Extermínio, de Mirela Kruel
  • Por Onde Anda Makunaima, de Rodrigo Séllos       
  • Ziraldo, Uma Obra que Pede Socorro, de Guga Dannemann              
  • Alvorada, de Ana Muylaerte e Lô Politi       
  • Chico Mario - A Melodia da Liberdade, de Silvio Tendler     
  • A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha , de Pablo Guelli  
  • Máquinas de Desejo, de Lucas Weglinski e Joaquim Castro              
  • A Mulher da Luz Própria, de Sinai Sganzerla              
  • Ana. Sem Título, de Lúcia Murat 
  • Dorival Caymmi - Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman        
  • Doidos de Pedra- O Paraiso Ameaçado, de Luiz Eduardo Ozório         
  • Reflexo do Lago, de Fernando Segtowick    
  • Glauber, Claro, de César Meneghetti

 

Mostra de curtas-metragens:

  • O Buraco, de Zeudi Souza
  • Vai Melhorar, de Pedro Fiuza
  • Histórias de uma Cidade, de Felipe Nepomuceno
  • Éter Godzilla, de André Alves Pinto
  • Debaixo do Guarda-Chuva para Ser Resistência, de Vini Poffo
  • 111+, de Ivaldo Correia
  • Isabela, de Diego Lopes e Claudio Bitencourt
  • Gado Marcado, de Estevan Muniz
  • A Balada da Nobre Senhora, de Hsu Chien
  • João Bosco e Aldir Blanc, de Pedro Pontes
  • Janelas Pelo Mundo*, de Bia Oliveira
  • Janelas Daqui, de Luciano Vidigal e Arthur Sherman
  • O Sobrevivente, de Silvia Rocha
  • A Lista, de Luciana de Oliveira
  • Entre, de Luz Bárbara e Ana Carolina Marinho
  • Alfazema, de Sabrina Fidalgo
  • Adelaide Aqui não Há Segunda Vez para o Erro, de Anna Zêpa
  • Antígona Pajubá, de Fabrício Boliveira
  • Zero, de Sacha Bali
  • Atordoado, Eu Permaneço Atento, de Henrique Amud e Lucas H. Rossi dos Santos
  • Nina Aprendendo a Andar de Bicicleta*, de Luísa Parnes
  • Simples Assim*, de Luciana Bittencourt   

 

       *Coproduções Brasil-Estados Unidos.

 

Sobre o Inffinito Brazilian Film Festival

Pioneiro na promoção e difusão do cinema brasileiro no mercado internacional, o Inffinito Film Festival realizou, ao longo das últimas décadas, eventos, mostras e festivais de cinema em cidades como Miami, Nova York, Londres, Vancouver, Roma, Milão, Frascati, Madri, Barcelona, Montevidéu, Buenos Aires, Canudos e Bogotá. Em 87 edições dos festivais, o circuito soma mais de 1200 filmes exibidos para um público de mais de 2 milhões de pessoas, criando assim uma forte relação com o consumidor do produto audiovisual brasileiro no exterior. O pioneirismo da Inffinito também se espelha no mundo digital, com a criação da primeira plataforma online de cinema brasileiro: www.inff.online, lançada em 2020.

Patrocínio
Miami-Dade County Department of Cultural Affairs and the Cultural Affairs Council, Miami-Dade County Mayor and Board of County Commissioners, City of Miami Beach – CAC, Garcia Family Foundation, Titanio Films.

Embaixadoras Inffinito
Laura Fernandes, Liliana Kawase e Renata Garcia.

Apoio
Consulado Geral do Brasil em Miami, City Parks Foundation & SummerStag, AcheiUSA Newspaper, Acontece Magazine, Fogo de Chão, ATC Cargo, Radio Florida Brazil e Canal Brasil.

Realização e produção: Inffinito

Nenhum comentário:

Thriller que Reconstitui o Episódio da Fuga de Militares Franceses do Afeganistão, ‘13 DIAS, 13 NOITES’ Chega aos Cinemas Ainda Este Mês

Com distribuição da California Filmes, longa que estreou no Festival de Cannes chega ao Brasil em 26 de março  Thriller político baseado no ...