ABE, que estreou no Brasil, tem edição assinada por cineasta brasileira


A aguardada estreia do longa Abe nos cinemas brasileiros, tem a assinatura de uma cineasta brasileira: a editora Cláudia Castello. Com ‘Pantera Negra’ e ‘Creed: Nascido para Lutar’ no currículo, a carioca é hoje uma das mais importantes montadoras do cinema de Hollywood. Seu trabalho se destaca no filme Abe, elogiada comédia dramática estrelada por Noah Schnapp (de Stranger Things) e  Seu Jorge. Dirigido por Fernando Grostein Andrade, o filme foi destaque no último festival de Sundance.

SOBRE CLÁUDIA CASTELLO

Cláudia Castello nasceu no Brasil e iniciou sua carreira nos documentários. Sua paixão por narrativas audiovisuais a levou aos Estados Unidos, onde ela concluiu um mestrado em Film Production na Universidade do Sul da Califórnia (USC), em 2011. Além de ponto de partida para a rápida ascensão na indústria, foi também na universidade que Castello conheceu o diretor Ryan Coogler, diretor de ‘Pantera Negra’. A amizade com o cineasta resultou em uma parceria de sucesso que já inclui três longas-metragens, sendo a produção dos Studios Marvel a mais recente. O primeiro trabalho dos dois juntos — depois do curta-metragem ‘Fig’, realizado ainda na USC — foi ‘Fruitvale Station: A Última Parada’, estrelado por Michael B. Jordan e vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance, em 2013. Em seguida, veio o sucesso de bilheteria ‘Creed: Nascido para Lutar’, estrelado novamente por Michael B. Jordan, mas desta vez ao lado de Sylvester Stallone na pele do lendário Rocky Balboa.

Em 2017, veio o convite para integrar o blockbuster bilionário do badalado Universo Cinematográfico Marvel. Aclamado pela crítica e público, o longa de Coogler rapidamente se tornou um fenômeno cultural e político, fazendo história ao ocupar a quarta posição da lista de maiores bilheterias norte-americanas de todos os tempos, com mais de $700 milhões arrecadados. Castello integrou a equipe de três montadores envolvidos na pós-produção.

Outros créditos da brasileira incluem: ‘Roxanne Roxanne’, parte da Seleção Oficial do Festival de Sundance, em 2017; ‘The Last Full Measure’, com Christopher Plummer e Samuel L. Jackson; ‘Adopt a Highway’, com Ethan Hawke.

Claudia Castello também se destaca assinando a edição de dois episódios da aguardada série “Foundation”, baseada nas obras de sucesso de Isaac Asimov. Com locações em seis países, como a Irlanda, a produção de ficção científica será destaque na Apple TV + em 2022. 

Com David S. Goyer como showrunner e dirigida por Rupert Sanders, a série mergulha no universo e proporciona um passeio completo pela galáxia, com humanos espalhados por diferentes planetas. Hari Seldon é um matemático que estuda a psico-história, uma ciência que usa as leis da matéria para fazer previsões sobre o futuro. Sua carreira tem uma reviravolta quando ele antecipa que um acontecimento pode mudar a vida da humanidade. O especialista descobre que a única forma de restaurar o Império Galáctico e desafiá-lo: surge então a Fundação. Jared Harris, Lee Pace, Laura Birn e Terrence Mann forma o elenco.

Produções brasileiras

No Brasil, Cláudia Castello editou seis episódios da série ‘Não Conta Lá em Casa’, do canal Multishow, programa que acompanha três aventureiros rodando o mundo com o intuito de mostrar a cultura e beleza de países tidos como perigosos. Ela também assina a montagem de ‘Expedições’, série documental da TV Brasil que aborda a diversidade social, cultural e natural no território nacional.


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba