Confira as novidades do Belas Artes À LA CARTE no mês de JULHO


ESTREIAS 1 DE JULHO 

Maternal

Italia | Argentina, 2019, Drama, 91min, 12 anos

Direção: Maura Delpero

Elenco: Lidiya Liberman, Denise Carrizo, Agustina Malale 

Sinopse: Lu é uma mãe adolescente rebelde e perturbadora. Ela mora com sua filha Nina em um refúgio feminino administrado por um grupo de freiras em Buenos Aires. A chegada de Paola, uma simpática freira italiana que leva um brilho a Nina, coincide com o desaparecimento de Lu. O que se segue é um retrato sensivelmente realizado e, em última análise, comovente da vida em um refúgio.


O senhor das moscas

Reino Unido, 1963, Aventura, 92min, 16 anos

Direção: Peter Brook

Elenco: James Aubrey, Tom Chapin, Hugh Edwards

Sinopse: Após um terrível acidente aéreo, um grupo de crianças vê-se perdido numa ilha deserta. Ao perceberem as dificuldades de socorro, os meninos unem-se para fazer frente ao medo e ao desespero. Mas à medida que se apossam da ilha, cresce um sentimento de competição e de luta pelo poder, que os divide em dois grupos. Ralph lidera um dos grupos e defende a pureza civilizada e a união, mas Jack não acredita em nada disso e cria uma facção de caçadores bárbaros, que acabam por entrar em guerra com Ralph. 


O rei da comédia

EUA, 1983, Comédia, 109min, 12 anos

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Robert De Niro, Jerry Lewis, Diahnne Abbott

Sinopse: Rupert Pupkin é um cômico apaixonado, mas mal sucedido, que anseia por nada mais do que estar no centro das atenções e, para isso, ele persegue e sequestra seu ídolo para ficar com os holofotes para si. 


A grande ilusão

França, 1937, Drama, 113min, livre

Direção: Jean Renoir

Elenco: Jean Gabin, Dita Parlo, Pierre Fresnay

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, num campo de prisioneiros na fronteira franco-alemã, as dificuldades levam homens antes inimigos a se unirem. Os gestos de solidariedade prevalecem sobre o conceito de nacionalidade e razões políticas. As ligações entre os dois oficiais inimigos parecem mais fortes que as de soldados de um mesmo exército. 


Retorno à Howard's End

Reino Unido, 1992, Romance, 142min, 14 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Anthony Hopkins, Vanessa Redgrave, Helena Bonham Carter, Emma Thompson, James Wilby, Samuel West, Jemma Redgrave, Prunella Scales

Sinopse: Helen Shlegel se apaixona por Paul Wilcox, mas é rejeitada. Sua irmã Margaret se torna amiga da mãe dele, que promete à ela a casa da família, Howards End. Infelizmente, depois de sua morte, o testamento desaparece. Até que o viúvo Henry Wilcox se torna atraído por Margaret. 


RocBrasil – Uma viagem pela Chapada Diamantina

Brasil, 2016, Documentário, 52 min, livre

Direção: Diana Land

Elenco: Luan Leony Krug

Sinopse: A escaladora Luan Leony Krug mostra a prática da escalada em locais paradisíacos da Chapada Diamantina, apresentando curiosidades sobre as regiões visitadas e seus moradores. 


Um bom burguês

Brasil, 1983, Drama, 99 min, 18 anos

Direção: Oswaldo Caldeira

Elenco: José Wilker,Jardel Filho,Betty Faria, Christiane Torloni

Sinopse: História verídica do bancário brasileiro que forneceu dinheiro para a luta guerrilheira contra a ditadura militar dos anos 70. Quando muda de disfarce, envolve-se com a alta sociedade e com industriais que financiavam a repressão aos grupos que defendia. 


Clássicos do Jazz - Curtas 1929-1939

Direção: Fred Waller, Aubrey Scotto, Dudley Murphy, Leslie M. Roush e Don Aspiazu

Elenco: Billie Holiday, Louis Armstrong, Bessie Smith, Duke Ellington, Ivie Anderson, Cab Calloway, Hoagy Carmichael, Don Aspiazu e Arthur Whetsol

Coletânea com performances de alguns dos maiores artistas do jazz em nove curtas vintage, restaurados digitalmente pela Cohen Film Collection a partir de precioso e raríssimo material originalmente registrado em película 35 mm.  


ESTREIAS 8 DE JULHO 

Negócios de família

EUA, 1989, Crime, 110min, 12anos

Direção: Sidney Lumet

Elenco: Sean Connery, Dustin Hoffman, Matthew Broderick

Sinopse: Quando é libertado, um velho acostumado a aplicar golpes convida o neto, que deseja seguir seus passos, a ajudá-lo em um assalto. Mas o pai do jovem, um ex-assaltante, reluta em apoiar tal empreitada. 


O que será?

Itália, 2020, Drama, 101min, 14anos

Direção: Francesco Bruni

Elenco: Kim Rossi Stuart, Lorenza Indovina, Barbara Ronchi, Giuseppe Pambieri 

Sinopse: Bruno Salvati (Kim Rossi Stuart) leva uma vida insatisfatória: é um cineasta (com pouco sucesso) e acaba de se separar de sua esposa Anna (Lorenza Indovina), mãe de seus dois filhos adolescentes Adele (Fotinì Peluso) e Tito (Tancredi Galli). Um dia, Bruno descobre que sofre de uma doença e precisa de um doador. A revelação de seu estado de saúde leva o cineasta a reavaliar os laços familiares, principalmente com o pai Umberto (Giuseppe Pambieri). Será o pai quem vai revelar um segredo que vai levar o filho a viajar em busca de alguém que o possa ajudar. 


Maurice

Reino Unido, 1987, Romance, 140min, 14anos

Direção: James Ivory

Elenco: James Wilby, Hugh Grant, Rupert Graves, Denholm Elliott, Simon Callow, Billie Whitelaw, Barry Foster, Judy Parfitt, Phoebe Nicholls, Ben Kingsley

Sinopse: Dois amigos britânicos se apaixonam um pelo outro no colégio em Cambridge do século XIX. Para obter seu lugar na sociedade após ser expulso, Clive (Hugh Grant) entra no mundo dos negócios e se casa com Anne (Phoebe Nicholls). Sem perspectivas, Maurice (James Wilby) decide visitar a casa de campo do ex-amante em busca de repouso e de um psicanalista. Porém, ele acaba se envolvendo com o encarregado da caça, Alec (Rupert Graves). 


Cupido é moleque teimoso

EUA, 1937, Comédia, 90min, livre

Direção: Leo McCarey

Elenco: Irene Dunne, Cary Grant, Ralph Bellamy

Sinopse: Um casal abre um divórcio amigável, mas têm mais dificuldade em se separar do que pensavam inicialmente. 


Policarpo Quaresma – O rei do Brasil

Brasil, 1997, Comédia, 123 min, 14 anos

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Paulo José, Giulia Gam, Chico Díaz, Belo Coelho

Sinopse: Policarpo é um patriota chauvinista, um major que tenta encontrar soluções para os problemas brasileiros usando apenas os recursos de seu próprio país. Seu temperamento visionário e idealista está por trás de suas idéias estranhas sobre como construir uma grande nação.  


ESTREIAS 15 DE JULHO 

JFK: A Pergunta que Não Quer Calar

EUA | França, 1991, Drama, 189min, 14anos

Direção: Oliver Stone

Elenco: Kevin Costner, Gary Oldman, Jack Lemmon

Sinopse: O promotor de Nova Orleans Jim Garrison não está convencido do parecer final da Comissão Warren, que determinou que o Presidente John F. Kennedy foi assassinado por uma única pessoa. Para provar que a comissão estava errada, o advogado resolve investigar a existência de uma conspiração responsável pela morte do político.

 

A flauta mágica

Suécia, 1975, Comédia, 135min, livre

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Ulrik Cold, Josef Köstlinger, Irma Urrila

Sinopse: A flauta mágica é a versão cinematográfica de Ingmar Bergman de 1975 da ópera Die Zauberflöte de Mozart. Pretendia ser uma produção para a televisão e foi exibido pela primeira vez na televisão sueca em 1 de janeiro de 1975.

 

De volta para casa

Itália, 2019, Triller, 107min, 14 anos

Direção: Cristina Comencini

Elenco: Giovanna Mezzogiorno, Vincenzo Amato, Beatrice Grannò, Clelia Rossi Marcelli

Sinopse: Alice McNellis, uma jornalista de 40 anos, retorna a Nápoles para o funeral de seu pai, um soldado que servia na base da OTAN. Aqui ele conhece Marc Bennet, um personagem sombrio, que lentamente consegue fazer seu caminho para a reticência inicial de Alice. Mas a casa a ajuda a lembrar sua infância, a reviver sua vida como um flashback, a resolver algumas contas com o passado.

 

Luxúria

Reino Unido, 1981, Romance, 101min, 18 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Maggie Smith, Alan Bates, Isabelle Adjani, Anthony Higgins

Sinopse: Após seu marido ser preso, Marya (Isabelle Adjani) envolve-se com um casal, entrando em um perigoso triângulo amoroso.

 

Engraçadinha

Brasil, 1981, Drama, 93 min

Direção: Haroldo Marinho Barbosa

Elenco: Lucélia Santos, José Lewgoy, Luiz Fernando Guimarães, Wilson Grey

Sinopse: Engraçadinha é uma adolescente atraente, com quem todo homem quer se envolver, exceto o seu primo Sílvio, o único homem que ela ama. No dia do noivado de Sílvio, ela o seduz e acaba ficando grávida. Entretanto, seu pai, Arnaldo, conta para ela um segredo horrível, dizendo que a sua criança não pode nascer.  


ESTREIAS 22 DE JULHO 

Entre o céu e a terra

França | EUA, 1993, Drama, 140min, 18 anos

Direção: Oliver Stone

Elenco: Hiep Thi Le, Tommy Lee Jones, Haing S. Ngor

Sinopse: Durante a Guerra do Vietnã, uma mulher vietnamita luta apressadamente nas ruas, onde fica cara a cara com as pessoas envolvidas no conflito à sua volta.

 

Roshomon

Japão, 1950, Crime, 88min, 14 anos

Direção: Akira Kurosawa

Elenco: Toshirô Mifune, Machiko Kyô, Masayuki Mori,Takashi Shimura 

Sinopse: A violação de uma noiva e o assassinato de seu marido samurai são lembrados desde a perspectiva de um bandido, da noiva, do fantasma do samurai e de um lenhador.

 

Ricardo III

Reino Unido, 1955, Biografia, 161min, 12 anos

Direção: Laurence Olivier

Elenco: Laurence Olivier, Cedric Hardwicke, Nicholas Hannen

Sinopse: O poderoso conto de Shakespeare sobre o perverso e deformado Rei e suas conquistas, tanto no campo de batalha quanto no boudoir.

 

Um triângulo diferente

Reino Unido, 1984, Drama, 122min, 12 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Christopher Reeve, Vanessa Redgrave, Jessica Tandy, Madeleine Potter, Nancy Marchand, Wesley Addy, Barbara Bryne, Linda Hunt, Charles McCaughan, Nancy New, John Van Ness Philip, Wallace Shawn

Sinopse: Boston, 1875. Uma das líderes do movimento feminista, Olive Chancellor (Vanessa Redgrave), fica cativada por Verena Tarrant (Madeleine Potter), uma jovem e inspiradora oradora. Olive adota Verena como sua protegida, amiga e companheira. Paralelamente Basil Ransome (Christopher Reeve), um advogado de Nova York, se apaixona por Verena e quer se casar com ela para relegá-la para um segundo plano, no qual Verena só faria tarefas domésticas. Olive e Basil se vêem competindo pela afeição de Verena. A carismática jovem precisa então decidir se abraça a causa defendida por Chancellor ou se leva uma vida mais sensual e ao mesmo tempo subserviente, pois este é o desejo de Ransom.

 

Sagarana, o duelo

Brasil, 1974, Aventura, 110 min, 14 anos

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Joel Barcellos, Ítala Nandi, Zózimo Bulbul, Antonio Carnera

Sinopse: No Nordeste do Brasil, depois de realizar alguns assassinatos comissionados, o assassino volta para casa e encontra sua esposa envolvida com um homem que é um caçador de assassinos. Um conflito se inicia.  


ESTREIAS 29 DE JULHO 

Assassinos por natureza

EUA, 1994, Crime, 82min, 18 anos

Direção: Oliver Stone

Elenco: Woody Harrelson, Juliette Lewis, Tom Sizemore, Robert Downey Jr.

Sinopse: Mickey Knox e Mallory Knox se uniram pelo desejo que um sente pelo outro e por amarem a violência. Eles mataram algumas dezenas de pessoas em 3 semanas, mas sempre deixam alguém vivo para contar quem fez os crimes. Mickey e Mallory viram atração através da imprensa sensacionalista e o repórter Wayne Gale, o principal responsável, os coloca no programa de televisão American Maniacs. Mesmo a captura deles pela polícia só aumenta a popularidade enorme dos criminosos, o que motiva Gale em transformar tudo num grande circo.

 

A garota da motocicleta

Reino Unido | França, 1968, Drama, 91min, 16 anos

Direção: Jack Cardiff

Elenco: Marianne Faithfull, Alain Delon, Roger Mutton

Sinopse: Uma mulher casada abandona o marido e sai voando em sua motocicleta para ver seu amante.

 

Verão Vermelho

Reino Unido, 1983, Drama, 133min, 14 anos

Direção: James Ivory

Elenco: Greta Scacchi, Shashi Kapoor, Julie Christie, Zakir Hussain

Sinopse: Anne (Julie Christie) viaja para a Índia a fim de investigar a vida de sua tia-avó Olivia (Greta Scacchi), que protagonizou um escandaloso romance com o soberano local (Shashi Kapoor) na década de 1920. À medida que mergulha no passado de sua tia-avó, Anne deixa-se envolver pela exuberância e sensualidade da Índia

 

O Vingador Invisível

EUA, 1945, Crime, 77min, 14 anos

Direção: Rene Clair

Elenco: Barry Fitzgerald , Walter Huston , Louis Hayward, Roland Young

Sinopse: Sete convidados, uma secretária recém-contratada e dois funcionários estão reunidos em uma mansão em uma ilha isolada por um anfitrião ausente desconhecido e são mortos um por um. Eles trabalham juntos para determinar quem é o assassino antes que seja tarde demais.

 

Águia na cabeça

Brasil, 1984, Crime, 108 min, 18 anos

Direção: Paulo Thiago

Elenco: Nuno Leal Maia, Christiane Torloni, Zezé Motta, Jece Valadão

Sinopse: Um senador que tem contatos com apostas ilegais é morto pelo homem que é seu braço direito, que queria ocupar seu cargo. Mas a estrutura de poder se ressente dessa perturbação e pode desmoronar, principalmente porque há uma testemunha.  


CINE CLUBE – 23 de julho

Cine Clube Italiano l Julho | 3ªedição: ‘A arte da felicidade’, de Alessandro Rak

Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, o À LA CARTE iniciou uma nova programação, o Cine Clube Italiano. Ao todo serão sete edições mensais que trarão filmes italianos recém-lançados e inéditos no Brasil que serão seguidos de uma programação especial. Os filmes terão acesso gratuito por uma semana no À LA CARTE e as programações acontecerão no canal do YouTube, PETRA BELAS ARTES DIGITAL. Em julho, o Cine Clube exibe “A arte da felicidade”, de Alessandro Rak. 

A arte da felicidade

Itália, 2013, Animação, 10 anos

Direção: Alessandro Rak 

Elenco: Leandro Amato, Nando Paone, Renato Carpentieri, Jun Ichikawa

Depois de receber uma péssima notícia, Sergio conduz seu táxi pela decadente cidade de Nápoles. Sob uma chuva incessante, começa a questionar sua vida através da visão do futuro e da presença iminente do presente.  


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Nenhum comentário:

HOMEM ONÇA estreia nos cinema brasileiros dia 26 de agosto

Situado no final dos anos de 1990, HOMEM ONÇA, de Vinícius Reis, investiga como a história do país reflete e interfere na vida pessoal de Pe...