CineSesc premia artistas do cinema nacional e internacional em live de abertura da 47ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes

 


 

 

 

O mais longevo festival de cinema de São Paulo repete a experiência de sucesso do ano passado e apresenta sua 47ª edição em formato online, por  conta da pandemia causada pelo coronavírus. O Festival Sesc Melhores Filmes começa no próximo dia 14, quarta-feira, com a cerimônia de premiação dos filmes de 2020 mais votados pelo público e pela crítica. Em transmissão ao vivo, a partir de 19h30, no canal do CineSesc no YouTube (youtube.com/cinesesc), o evento que homenageia o cinema nacional e mundial, os profissionais do audiovisual e o público cinéfilo terá apresentação do ator Silvero Pereira.

 

Diretamente de sua casa, em Fortaleza, no Ceará, Silvero – que recebeu os prêmios de Melhor Ator Nacional, pela votação do público e da crítica, em 2020, por sua atuação em Bacurau – vai anunciar os vencedores deste ano e ainda conversar ao vivo com alguns premiados, a partir das 20h. Antes da cerimônia, às 19h30, os jornalistas e críticos de cinema Cunha Júnior, Duda Leite e a cineasta Renata Martins aquecem a premiação comentando sobre os filmes de destaque de 2020. Os vencedores serão conhecidos durante a transmissão do evento. Após a live, a lista completa dos prêmios será disponibilizada no site do Festival (melhoresfilmes.sescsp.org.br), além de uma versão digital do catálogo com informações dos filmes mais votados pelo público e pela crítica.

 

Ao final da cerimônia, e abrindo a 47ª edição do Sesc Melhores Filmes, o público poderá assistir gratuitamente ao filme Valentina, de Cássio Pereira dos Santos. O longa traz a história de uma menina trans e sua mãe que se mudam para uma pequena cidade, mas rapidamente enfrentam dilemas quando a escola local exige a assinatura da mãe e do pai para se matricular.   A produção já percorreu festivais dentro e fora do país e recebeu o Prêmio do Público de Melhor Filme de Ficção Brasileiro e Prêmio do Júri com Menção Honrosa para atriz Thiessa Woinbackk, na 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; os prêmios do júri de Melhor Longa-Metragem Brasileiro, Roteiro e Interpretação, e prêmio do público de Melhor Longa-Metragem Nacional, no Festival Mix Brasil de 2020; o Prêmio do Juri no Image + Nation Festival de Cinema LGBT de Montreal; e o prêmio de Melhor Diretor Estreante no Festival Internacional de Cinema da Índia; entre outros.

 

 

SOBRE O FESTIVAL
 

Criado em 1974, o Festival Sesc Melhores Filmes é o primeiro festival de cinema de São Paulo. Ele oferece ao público a oportunidade de ver ou rever o que passou de mais significativo pelas telas da cidade. Sua programação é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2020. A 47ª edição do festival acontece de 14 de abril a 5 de maio de 2021, com exibição gratuita das produções mais votadas na plataforma do Sesc Digital (sescsp.org.br/cinemaemcasa). Todos os filmes exibidos possuem recursos de acessibilidade, com legendas open/close caption, libras e audiodescrição.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE ABERTURA  47º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES

 

Premiação ao vivo em youtube.com/cinesesc

Assista ao filme em sescsp.org.br/cinemaemcasa

Mais informações em melhoresfilmes.sescsp.org.br

 

14/4, QUARTA - 22h [Sessão Única]

 

VALENTINA
Dir.: Cássio Pereira dos Santos | Brasil | 2020 | 112 min | Ficção | 12 anos

Valentina, uma menina trans de 17 anos de idade, muda-se para uma pequena cidade mineira com sua mãe, Márcia, para um recomeço. Com receio de ser intimidada na nova escola, a garota busca mais privacidade e tenta se matricular com seu novo nome. No entanto, a menina e a mãe começam a enfrentar dilemas quando a escola pública local começa a exigir, de forma injusta, a assinatura do pai ausente para realizar a matrícula.?Apresentando a estreia no cinema da atriz e youtubertransThiessaWoinbackk, Valentina é um reflexo dos obstáculos que a sociedade obriga uma jovem mulher a superar, a fim de abraçar quem ela realmente é.

 

 

Sobre CineSesc 

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

 

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

 

CineSesc na Quarentena

Fechado de março a outubro de 2020, em função da pandemia de covid-19, o CineSesc reabriu suas portas na Rua Augusta 2075, seguindo todos os protocolos de sanitização e segurança recomendados pela Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo. A unidade funciona inicialmente em horário reduzido, a lotação máxima é de 30% da capacidade da sala e a oferta de assentos respeitando a distância entre os espectadores. A higienização do ambiente é realizada cuidadosamente antes de depois das exibições. O acesso à unidade é permitido após aferição de temperatura do público. Totens com álcool gel 70% também estão disponíveis e o uso de máscara é obrigatório para entrada e permanência no local.

 

Vale lembrar que a unidade está aberta apenas para a exibição de filmes.

Café, Bar, Central de Atendimento e Bilheteria permanecem fechados.

 

Siga o CineSesc nas redes:

facebook.com/cinesescsp
twiter.com/cinesescsp
instagram.com/cinesescsp
youtube.com/cinesesc

 

Nenhum comentário:

Vem aí a Comemoração do Ano: A Semana de Aniversário do Homem-Aranha

Vem aí a Semana de Aniversário do Homem-Aranha. Os oito filmes da franquia Homem-Aranha estão disponíveis para aluguel e compra nas platafor...