Santos Film Fest divulga programação completa

 


75 obras audiovisuais, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiros, dirigidos ou produzidos por mulheres, serão exibidos na programação gratuita. Diretora Adelia Sampaio será homenageada da edição, que terá ainda vinte atividades formativas entre palestras, workshops, masterclasses e bate-papos com profissionais como a produtora Paulo Barreto, as atrizes Ondina Clais, Tuna Dwek, os cineastas Camila Kater, Sergio Rezende e Júlia Rezende, a professora Laura Cánepa, a atriz e cantora Paula Pretta, a distribuidora norte-americana Debra Zimmerman, entre outros.

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos realiza, de 16 a 23 de março, uma edição especial online e gratuita. Nesta quarta-feira, 3 de março, foram anunciados os 75 filmes da programação, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiros, todos dirigidos ou produzidos por mulheres. A Mostra Nacional conta com 12 longas-metragens e 12 curtas-metragens; a Mostra Estrangeira reúne quatro longas e sete curtas de países como Argentina, Uruguai, Peru, Portugal e Cuba; a Mostra Humanidades conta com 15 longas e 13 curtas; e a Mostra Regional Baixada Santista apresenta oito obras.

A homenageada Adelia Sampaio será lembrada em duas sessões duplas com o curta-metragem Denúncia Vazia (1979) e o longa Amor Maldito (1984), primeiro filme lésbico do país.

O documentário Meu Nome é Jacque, de Angela Zoé, será exibido em sessão hors concours, e o documentário Asilo – A Última Curva da Vida, de João Normando e Mari Cardoso ficará disponível em sessão especial. Vale ressaltar que os longas-metragens das mostras nacional e estrangeira terão duas exibições cada em horários disponíveis abaixo. Todos os demais filmes ficarão liberados, em tempo integral, da 0h01 de 17 de março até as 15h de 23 de março.

Na homenagem à Adelia, além da presença da diretora na abertura, dia 16 de março, 19h30, pelas redes sociais do festival (www.facebook.com/santosfilmfest e www.youtube.com/santosfilmfest) e pelo canal do Sesc Santos, com mediação de Paula Azenha (diretora do SFF) e a cineasta Vitória Felipe, será lançado um ebook pela Coleção Santos Film Fest intitulado Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa, com 126 páginas, no qual a cineasta relembra sua trajetória de vida, carreira e conta curiosidades. Dentro dessa coleção ainda será relançado o livro Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!, com uma entrevista biográfica do crítico de cinema santista, lançada originalmente no festival, em 2018, quando ele foi homenageado, e esgotada.

Para saber mais da homenagem à Adelia, acesse aqui. Sobre as atividades formativas, confira a programação e conheça os currículos dos profissionais envolvidos. Já os perfis dos jurados podem ser conferidos aqui.

“A seleção de filmes resultou num panorama muito interessante da produção audiovisual realizada por mulheres no país, de jovens cineastas até as mais experientes e premiadas”, explica o diretor do festival André Azenha. “Focamos em filmes dirigidos ou produzidos por mulheres por entendermos ser importante ressaltarmos mulheres em funções de comando no audiovisual brasileiro, e que ainda são minoria, mas a prova de que realizam obras importantes está aí”, destaca a diretora do evento, Paula Azenha.

“Com relação à programação formativa, conseguimos oferecer uma gama de atividades promovidas por mulheres que ajudaram a construir o cinema brasileiro desde os anos 60, como a própria Adelia, passando pela produtora Paula Barreto, a atriz Tuna Dwek, a americana Debra Zimmerman (dentro das atividades com curadoria da WIFT Brasil) até as mais jovens, como Camila Kater, que por pouco não entra no Oscar deste ano com seu curta Carne”, explica André.

“Outro objetivo que buscamos foi entender o papel da mulher no audiovisual em diferentes funções e gêneros cinematográficos: dentro da programação temos palestras sobre documentário, atuação, a mulher no cinema de terror, a distribuição de filmes, entre outros temas e abordagens”, destaca Paula.

Em 2021 ainda acontecerá a sexta edição do Santos Film Fest, de 22 a 29 de junho. Nela será relançada o livro Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro, de Waldemar Lopes, e será lançada a autobiografia da atriz Ondina Clais, dentro da Coleção Santos Film Fest, com versão ebook e tiragem limitada de exemplares impressos.

 

OS FILMES SELECINOADOS (serão disponibilizados em www.santosfilmfest.com)

Nenhum comentário:

Vem aí a Comemoração do Ano: A Semana de Aniversário do Homem-Aranha

Vem aí a Semana de Aniversário do Homem-Aranha. Os oito filmes da franquia Homem-Aranha estão disponíveis para aluguel e compra nas platafor...