Estão disponíveis gratuitamente, no www.mostratiradentes.com.br, as produções "O cemitério das almas pedidas", de Rodrigo Aragão e "Skull: a máscara de Anhangá", de Armando Fonseca e Kapel Furman
O cinema de horror é um gênero importante na história da sétima
arte desde sua criação. Nos últimos dez anos, os filmes de terror têm ganhado
cada vez mais força e espaço no Brasil, principalmente em festivais
especializados. Pensando em dar visibilidade a essas produções e a toda
variedade criativa do cinema brasileiro, a 24a Mostra de Cinema de Tiradentes
criou este ano a “Sessão
da Meia-Noite”. Dois filmes compõem a mostra: “Skull: a máscara de Anhangá”,
de Armando Fonseca e Kapel
Furman e “O
cemitério das almas perdidas”, de Rodrigo Aragão. Os longas-metragens podem
ser vistos gratuitamente, até o dia 30 de janeiro, no site do evento: www.mostratiradentes.com.br
A ficção “Skull:
a máscara de Anhangá”, segundo filme dos diretores Armando
Fonseca e Kapel Furman, conta a história de um objeto místico pré-colombiano da
floresta, a máscara de Anhangá, que porta uma entidade que começa a cometer
assassinatos na São Paulo contemporânea. Já em “O Cemitério das Almas Perdidas”, sexto
longa-metragem do diretor Rodrigo Aragão, um jesuíta, por influência do obscuro
livro de São Cipriano, empreende com seus discípulos a violência e maldade no
Brasil colonial. Amaldiçoados em um cemitério onde ficam presos, voltam séculos
depois para espalhar o terror no mundo.
Segundo Francis Vogner, coordenador curatorial da Mostra
Tiradentes, ambos os filmes têm diferenças e similaridades. As diferenças
passam pelo estilo e pelo tom. “A produção de Armando Fonseca e Kapel Furman é
uma narrativa urbana de filme policial e com ritmo amparado em uma montagem
mais frenética, ação coreográfica em cenas de luta e um horror gráfico que
remete aos quadrinhos. Já o filme de Rodrigo Aragão é uma narrativa de
aventuras com gosto pelos cenários tradicionais do horror, como castelos e
cemitérios”, explica.
Quanto às semelhanças, para o curador, além da dedicação dos
diretores ao gênero, está o fato de que Furman e Aragão são os maiores e mais
criativos técnicos de efeitos especiais e designers de monstros do Brasil. E
que ambos os filmes se amparam em um repertório genuinamente brasileiro que se
volta às fantasmagorias do passado brasileiro.
Mostra Tiradentes: uma janela de oportunidades
Para o diretor de “SKull”, Kapel Furman, a inclusão de novas e
diferentes narrativas é sempre bem-vinda, oferecendo ao espectador uma
amplitude de espectros e apresentando linguagens que talvez não fossem
conhecidas até então. Para o realizador, a Mostra Tiradentes é uma plataforma
para ter esse retorno também. “Do meu ponto de vista criativo, cinema
fantástico - dentre este o terror - funciona por semiótica, e para estudar essa
semiótica é importante ter o conhecimento da gama de símbolos e das referências
do receptor ao interpretá-los. Nesse sentido, a Mostra de Cinema de Tiradentes
é uma janela excelente para o gênero”, revela.
O cineasta Armando Fonseca, que também assina a direção de
“Skull”, destaca que um dos pilares do cinema de gênero de terror é fazer um
paralelo com o nosso mundo real. “Ao extrapolar críticas sociais, o espectador
consegue identificar naquela história (por vezes) surreal, vários problemas e
conflitos com os quais ele está acostumado a ver todo dia no jornal. Não é
necessário que um filme fale diretamente sobre algo para que possa plantar a
semente do questionamento na cabeça do espectador. E a Mostra de Cinema de
Tiradentes oferece o melhor dos dois mundos: o cinema crítico e direto
complementado pelo cinema de gênero, que exagera visual e plasticamente para
entregar uma estética diferente, porém com conteúdo relevante”.
Corroborando com os diretores de “Skull”, Rodrigo Aragão
acrescenta que um festival da importância de Tiradentes é fundamental para
solidificar a produção do gênero de terror no Brasil. “Espero que a Sessão da
Meia-noite continue para sempre na programação da Mostra de Cinema de
Tiradentes. A única coisa que lamento é o fato de não estar presente na cidade
para acompanhar a exibição de ‘Cemitério das almas perdidas’ na grande tela”.
Frio na barriga
Enganam-se aqueles que pensam que o famoso “frio na barriga”
acontece somente com artistas iniciantes. Para o cineasta veterano Armando
Fonseca, a oportunidade de alcançar um amplo e seleto grupo de espectadores na
Mostra Tiradentes já lhe causa essa sensação. “Percebo que o público em geral
está cada vez mais receptivo às obras de terror, fico muito feliz que a Mostra
está super atual, sendo que já vem há anos dando esse espaço para o gênero. Até
no Oscar os filmes de gênero fantástico estão sendo premiados. Participar da
Sessão da Meia-noite na Mostra de Cinema de Tiradentes é uma evidência da
demanda do espectador por filmes assim”.
Na opinião de Kapel Furman, é sempre muito complicado ter
expectativas, pois tudo é uma surpresa. Mas seu desejo que é as pessoas se
divirtam com as exibições e que conheçam um pouco da ampla produção de cinema
fantástico no Brasil.
SOBRE A 24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES
PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO
Maior evento dedicado ao cinema brasileiro contemporâneo em
formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país. Apresenta, exibe e
debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção
audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória
rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual
e no circuito de festivais realizados no Brasil.
Trata-se de um programa audiovisual que reúne as manifestações da
arte numa programação cultural abrangente, oferecida gratuitamente ao público,
que prevê a exibição de mais de 100 filmes brasileiros, promove homenagem,
oficinas, debates, mostrinha de cinema, exposições, shows musicais, performance
audiovisual, encontros e diálogos audiovisuais e atrações artísticas.
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.
ATENÇÃO:
Como o formato do evento é digital, convidamos você a seguir a Universo Produção/Mostra Tiradentes
nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que vai acontecer nos
bastidores, acompanhar a evolução e notícias do evento e também receber
conteúdos exclusivos sobre a 24ª edição da Mostra Tiradentes. Canais e
endereços:
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Serviço
24a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 22 a 30 de janeiro
de 2021
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA
Patrocínio: CBMM,
ITAÚ, CSN, CEDRO MINERAÇÃO, CIMENTO NACIONAL, COPASA|GOVERNO DE
MINAS GERAIS
Parceria Cultural: SESC EM MINAS
Apoio: CAFÉ
TRÊS CORAÇÕES, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, DOT, MISTIKA, CTAV, CIARIO/NAYMAR,
CINECOLOR, THE END, BUCARESTE ATELIÊ DE CINEMA, CANAL BRASIL, REDE MINAS, RÁDIO
INCONFIDÊNCIA
Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E TURISMO |
GOVERNO DE MINAS GERAIS
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA, MINISTÉRIO DO TURISMO - GOVERNO
FEDERAL| PÁTRIA AMADA BRASIL
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