"A MESMA PARTE DE UM HOMEM" Será Exibido na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“A Mesma Parte de um Homem", primeiro longa-metragem de ficção da diretora Ana Johann, será exibido dia 27/01, às 20h, dentro da programação da Mostra Aurora, na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O longa é uma produção da Grafo Audiovisual, com distribuição da Olhar Distribuição e traz Clarissa Kiste e Irandhir Santos no elenco. 

Na trama, Renata é uma mulher de quarenta anos que vive na vila rural com seu marido e uma filha adolescente. Inicialmente, ela concebe o medo como um sentimento corriqueiro, mas ao passar por algumas situações, começa a encontrar o desejo e a pulsação da vida.   

A história e as personagens têm muito da experiência pessoal da diretora Ana Johann, que viveu até os 14 anos em uma vila rural no interior do Paraná “A Mesma Parte De Um Homem’ é sobre pessoas que cruzaram o meu caminho, memórias da minha infância mas ao mesmo tempo, transvestidas em outros corpos, em outras histórias, já que como contadora de histórias eu posso simular mundos e possibilidades (...)Penso que existem muitos filmes no mundo e o mais importante e honesto é eu escrever sobre o meu universo que foi inicialmente rural e que continua sendo muito forte em mim. Eu saí deste lugar, mas estas pessoas estão de certa forma impregnadas em mim”, ela explica. 

Um dos fios condutores da narrativa é a busca da protagonista pela liberdade de decidir sua própria vida. Com esse olhar, a presença feminina se consolida tanto na narrativa como na formação da equipe de produção, por isso a maior parte dos profissionais da equipe são mulheres. A questão de papéis sociais pré determinados pela questão de gênero também se faz presente na narrativa “O filme também fala de papéis construídos pela sociedade do que é ser homem, do que é ser mulher e eu enquanto roteirista posso sacudi-los”, complementa a diretora. 

SINOPSE

“A Mesma Parte de um Homem” é um filme sobre Renata, uma mulher de quarenta anos que vive na vila rural com seu marido e uma filha adolescente. Inicialmente, ela concebe o medo como um sentimento corriqueiro, mas ao passar por algumas situações, começa a encontrar o desejo e a pulsação da vida. 

A diretora

Roteirista e cineasta, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é mestre em Comunicação e Linguagem pela Universidade Tuiuti do PR. Dirigiu e roteirizou quatro filmes.  “Um Filme para Dirceu” (2012), seu primeiro longa-metragem,  foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro e passou por importantes festivais no exterior e Brasil. Seu curta “Notícias da Rainha” (2013) foi selecionado no Festival Dei Popoli e Festival de Edinburgh. Ganhou também o prêmio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. Escreveu em conjunto com Alana Rodrigues, o roteiro do filme “A mesma parte de um Homem”, que recentemente recebeu o prêmio de desenvolvimento Brasil−Itália. Em 2017, "Terrestre" foi um dos selecionados pela Fundación Carolina, em Madrid, para o "Curso Desarrollo de Proyectos Cinematográficos Iberoamericanos”.

A produtora

Sensibilizada pelo desejo de construção, difusão e afirmação de conteúdo brasileiro original, a Grafo cria e realiza produções audiovisuais para todas as plataformas. Seus filmes já rodaram o mundo e conquistaram mais de 200 prêmios. Dentre suas principais produções: A Fábrica (Oscar), Pátio (Cannes) Tarântula (Veneza), Ainda Ontem (Clermond-Ferrand), O Estacionamento (Melhor Filme Festival do Rio), Ferrugem (Melhor Filme em Gramado) e seu último filme Zona Árida (Dok Leipzig). A Grafo também realiza o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, um dos festivais mais importantes do Brasil.

A distribuidora

A Olhar Distribuição nasceu do desejo de buscar a pluralidade de experiências, de visões de mundo, de mostrar a diversidade que existe no contexto em que vivemos. Cada filme tem um universo próprio, repleto de cores, texturas, sorrisos, dilemas e culturas singulares. Nosso objetivo é respeitar cada obra e transpor as fronteiras que limitam os mundos ficcionais e  reais, e levando-as a outros olhares, cercados de realidades distintas, a fim de sensibilizar e provocar a reflexão. 

Os filmes já distribuídos pela Olhar são: “Meu Corpo é Político”, “A gente”, “Ferrugem”, “Homem Livre”, “António Um Dois Três”, “Eleições”, “Dias Vazios”, “A parte do mundo que me pertence”, “Rafiki”, “Fernando”, “Meu Nome é Daniel”, “Nóis por Nóis”, “Alice Júnior”, “Zona Árida”.

Elenco Principal

Clarissa  Kiste  - “Ferrugem”, “Todo Clichê do Amor”, “Trabalhar Cansa”

Irandhir Santos - “O Animal Cordial”, “Aquarius”, “Redemoinho”

Laís Cristina - primeiro trabalho 

Otávio Linhares - “Nóis por Nóis” 

Zeca Cenovicz - “O Filho Eterno”, “Estômago”  

Ficha Técnica

Direção:  Ana Johann

Roteiro: Ana Johann e Alana Rodrigues

Direção de fotografia:Hellen Braga

Direção de arte: Fabíola Bonofiglio

Figurino: Isabella Fonseca

Produção: Grafo Audiovisual 

Distribuidora Olhar Distribuição


Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba