Estreias da semana no Petra Belas Artes À LA CARTE - a partir de 03/12

 


 



"A Noite dos Mortos-Vivos" (1968), de George A. Romero

 

No cardápio À La Carte desta semana temos o mestre do terror George A. Romero; suspense estrelado por Richard Gere, Michael Caine e Bob Hoskins; filmaço nacional com Paulo Betti e Carla Camurati; comédia argentina de premiada dupla de diretores; e um raro cult homoerótico dos anos 1970:

"A Noite dos Mortos-Vivos" (1968), de George A. Romero; "O Cônsul Honorário" (1983), de John Mackenzie; “Lamarca” (1994), de Sergio Rezende; "Querida, Vou Comprar Cigarros e Já Volto" (2011), de Mariano Cohn e Gastón Duprat e “Pink Narcissus” (1971), de James Bidgood.

"A Noite dos Mortos-Vivos": Este foi um dos filmes independentes de maior sucesso já feitos, com custo de apenas 114 mil dólares revertidos em aproximadamente 30 milhões de bilheteria, mais de 263 vezes seu orçamento. Quando os roteiristas decidiram basear o filme em zumbis, eles discutiram sobre o que seria a coisa mais chocante para os zumbis fazerem às pessoas e optaram pelo canibalismo. Quando os zumbis estão comendo os corpos no caminhão queimado, na verdade estão comendo presunto assado coberto com calda de chocolate

"O Cônsul Honorário": O diretor John Mackenzie passou duas semanas na Argentina fazendo pesquisas de locação para este filme, mas devido ao início da Guerra das Malvinas, a produção mudou para o México. Cerca de 600 atrizes foram entrevistadas para o papel de Clara pela produtora Norma Heyman e pelo diretor John Mackenzie, e, no final, a escolhida foi a mexicana Elpidia Carrillo, que pouco antes havia contracenado com Jack Nicholson em "Fronteira da Violência" (1982). Primeiro de três filmes que o ator Michael Caine e o diretor John Mackenzie fizeram juntos, os demais são O "Quarto Protocolo" (1987) e "Armadilha Internacional" (2003)

"Lamarca": Vencedor do Prêmio APCA 1995 (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Ator para Paulo Betti. Paulo Betti voltou a interpretar Carlos Lamarca no filme "Zuzu Angel" (2006), também dirigido por Sergio Rezende. “Lamarca” é fortemente influenciado por "Estado de Sítio" (1972), clássico do diretor Costa-Gavras

"Querida, Vou Comprar Cigarros e Já Volto": Este filme marca a quinta parceria entre os diretores argentinos Mariano Cohn e Gastón Duprat, diretores do premiado "O Homem ao Lado". O filme conta com a hilariante participação do escritor argentino Alberto Laiseca, autor do conto que inspirou o filme. Exibido na mostra Première Latina, no Festival do Rio 2011

 

"Pink Narcissus": O filme foi inteiramente filmado no minúsculo apartamento do diretor, em Manhattan, Nova York, e apenas três cenas foram filmadas mais tarde em um loft alugado, incluindo um banheiro masculino, a Times Square e as cenas de tempestade. Apesar de hoje ter a direção atribuída a James Bidgood, nos seus créditos o filme traz a inscrição "Anonymous" no lugar do nome do diretor, o que levou alguns a especularem que seria um filme que Andy Warhol não teve coragem de assinar ao vê-lo concluído, enquanto outros acreditavam ser obra de Kenneth Anger. Porém, mais tarde foi revelado que James Bidgood, o verdadeiro diretor, se recusou a assumir o filme da maneira como editado pelos produtores, antes que ele tivesse tempo de filmar mais material, o que o levou, inclusive, a destruir o storyboard que ele usava no lugar de um roteiro, quando lhe foi negado um último corte, em 1971. O filme foi exibido em Paris por vários anos consecutivos, com uma única sessão semanal.

Sinopses:

 

A NOITE DOS MORTOS-VIVOS

(Night of the Living Dead)

EUA, 1968, cor, 96 min., idioma: inglês (legendado), 14 anos.

Direção: George A. Romero

Elenco: Duane Jones, Judith O'Dea e Karl Hardman.

 

Um grupo desorganizado de habitantes da Pensilvânia se barricou em uma velha casa de fazenda para permanecer a salvo de uma raça de monstros sanguinários e carnívoros que estão devastando a costa leste dos Estados Unidos.

 

O CÔNSUL HONORÁRIO

(The Honorary Consul)

Reino Unido/México, 1983, cor, 104 min., drama, idioma: inglês e espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: John Mackenzie

Elenco: Michael Caine, Richard Gere e Bob Hoskins.

 

Durante a Guerra Suja, um médico meio inglês na Argentina faz amizade com a polícia, os rebeldes e o alcoólatra Cônsul Honorário Britânico, cuja esposa latina ele seduz. Quando o cônsul é sequestrado por engano pelos rebeldes, ele deve escolher um lado.

 

LAMARCA

(Lamarca)

Brasil, 1994, cor, 130 min., ação/cinebiografia, idioma: português, 14 anos.

Direção: Sergio Rezende

Elenco: Paulo Betti, Carla Camurati e José de Abreu.

 

A verdadeira história de um capitão que, durante a ditadura militar no Brasil, abandonou o Exército Brasileiro e se envolveu em grupos guerrilheiros de esquerda, tornando-se um de seus líderes mais destacados.

 

QUERIDA, VOU COMPRAR CIGARROS E JÁ VOLTO

(Querida voy a comprar cigarrillos y vuelvo)

Argentina, 2011, cor, 80 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Mariano Cohn e Gastón Duprat

Elenco: Mónica Duprat, Daniel Aráoz e Diego Bliffeld.

 

O filme se passa em diferentes épocas e países. Narra a história de um homem comum, que após fazer um trato com um estranho personagem com superpoderes, tem a possibilidade de voltar ao seu próprio passado e reviver a juventude. Ernesto, o protagonista, tentará recuperar oportunidades perdidas e refrear certos comportamentos para mudar seu presente cinza e insípido. Apesar de ter a vantagem de conhecer todas as informações necessárias sobre o futuro, a experiência lhe mostrará que essa personalidade plana e seu ressentimento podem ir além desses benefícios e que não há desculpa possível para superar sua mediocridade infinita.

 

PINK NARCISSUS

(Pink Narcissus)

EUA, 1971, cor, 65 min., drama, idioma: sem diálogos, 18 anos.

Direção: James Bidgood

Elenco: Don Brooks, Bobby Kendall e Charles Ludlam.

 

Inicialmente lançado sob autoria anônima, Pink Narcissus conta a história de Narcissus, um jovem prostituto homossexual, que incessantemente explora suas mais diversas fantasias sexuais de dentro das rosadas paredes de seu quarto enquanto espera pela chegada de um de seus clientes.


Nenhum comentário:

Diamond Films Divulga Pôster Oficial de LIÇÕES DE LIBERDADE

  Com exibições no Festival de Toronto do último ano, longa estreia em 17 de julho e conta com direção de Peter Cattaneo e atuações de Ste...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba