“Mostra Grandes Mestres do Cinema Espanhol” começa nessa sexta - 06/11

Com o apoio da Embaixada da Espanha, chegam no cardápio do À La Carte a primeira parte da mostra dedicadas ao cinema espanhol: “Grandes Mestres do Cinema Espanhol”. De 06 a 17 de novembro, os assinantes do BELAS ARTES A LA CARTE poderão ver filmes como: “A Morte de Um Ciclista” (1955), de Juan Antonio Bardem; “Viridiana” (1961) e “Tristana” (1970), ambos de Luís Buñuel; “O Carrasco” (1963), de Luis García Berlanga; “O Espírito da Colmeia” (1973) e “O Sul” (1983), dirigidos por Victor Erice; “Cría Cuervos” (1976), de Carlos Saura; e “Os Santos Inocentes” (1984), de Mario Camus. 

Todos os filmes ficam disponíveis no cardápio do Belas Artes a La Carte, para todos os assinantes da plataforma, podendo ser vistos e revistos durante o todo o período da Mostra. E uma segunda parte da Mostra, composta por filmes espanhóis contemporâneos, acontecerá em dezembro.

Sinopses “Mostra Grandes Mestres do Cinema Espanhol”:

 

A MORTE DE UM CICLISTA

(Muerte de un ciclista)

Espanha, 1955, p/b, 88 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Juan Antonio Bardem

Elenco: Lucia Bosè, Alberto Closas e Bruna Corrà. 

Após atropelar um ciclista e fugir do local, um casal teme que seu relacionamento proibido seja revelado, assim como a culpa pelo acidente, por um perverso chantagista.

 

VIRIDIANA

(Viridiana)

Espanha/México, 1961, 90 min., p/b, drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Luis Buñuel

Elenco: Silvia Pinal, Fernando Rey e Francisco Rabal. 

A noviça Viridiana faz uma visita ao seu tio moribundo, atendendo a um pedido do próprio. O pervertido homem, obcecado pela beleza da jovem, tenta seduzi-la de todas as formas. Ele morre e Viridiana decide não mais voltar ao convento. Em contrapartida transforma a antiga casa do tio num abrigo para necessitados e moradores de rua.

 

TRISTANA, UMA PAIXÃO MÓRBIDA

Espanha/França/Itália, 100 min., cor, drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Luis Buñuel

Elenco: Catherine Deneuve, Fernando Rey e Franco Nero. 

Após a morte da mãe, a órfã Tristana é entregue aos cuidados do respeitado Don Lope. O relacionamento da jovem com o tutor vai se modificando, ele a seduz e os dois logo se tornam amantes. Com a chegada do jovem Horacio, no entanto, o relacionamento do casal é abalado. Tristana é realmente livre como Don Lope sempre fez questão de frisar?

 

O CARRASCO

(El Verdugo)

Espanha/Itália, 1963, p/b, 88 min., drama/comédia, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Luis Garcia Berlanga

Elenco: Nino Manfredi, Guido Alberti e Jose Luis López Vázquez. 

Um agente funerário se casa com a filha de um velho carrasco, e, embora ele não goste, deve continuar a profissão de seu sogro após sua aposentadoria.

 

O ESPÍRITO DA COLMEIA

(El espíritu de la colmena)

Espanha, 1973, 98 min., cor, drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Victor Erice

Elenco: Ana Torrent, Isabel Telleria e Fernando Fernán Gómez. 

As duas pequenas irmãs Ana e Isabel moram em terras rurais da Espanha, na década de 40. Após assistirem ao filme Frankenstein (1931) ficam obcecadas pelo estranho personagem e tentam encontrá-lo.

 

O SUL

(El Sur)

Espanha/França, 1983, cor, 95 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Victor Erice

Elenco: Omero Antonutti, Sonsoles Aranguren e Icíar Bollaín. 

Para a jovem Estrella, seu pai faz parte de um mundo misterioso pelo qual ela é fascinada. Vivendo no norte da Espanha, ela é obcecada pelos segredos do sul, escondidos nos traços e na personalidade do pai. Quando Estrella cresce, descobre que o homem ainda é apaixonado por um amor de seu passado.

 

CRÍA CUERVOS

(Cría Cuervos)

Espanha, 1976, cor, 112 min., drama, idioma: espanhol), 14 anos.

Direção: Carlos Saura

Elenco: Geraldine Chaplin, Ana Torrent e Monica Randall. 

Ana é uma mulher de tristes lembranças. Duas décadas antes, quando tinha nove anos, ela acreditava ter em suas mãos um misterioso poder sobre a vida e a morte de seus familiares. Assim teria causado a morte inesperada do pai, o militar franquista Anselmo, logo após o doloroso martírio da mãe.

 

OS SANTOS INOCENTES

(Los Santos Inocentes)

Espanha, 1984, cor, 107 min., drama, idioma: espanhol (legendado), 14 anos.

Direção: Mario Camus

Elenco: Alfredo Landa, Terele Pávez e Belén Ballesteros. 

A história de uma família de camponeses espanhóis que vive submissa aos donos da terra é o tema desta produção espanhola. O sonho de todos eles é ter uma vida melhor, aprendendo também a ler e a escrever para não ficar à mercê dos abusos dos patrões. Mas somente as novas gerações desta família irão ver os sonhos de seus antepassados realizados.

  

Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro: https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone e Apple TV. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Nenhum comentário:

Robert Zemeckis, Anne Hathaway, Octavia Spencer e Stanley Tucci Revelam os Bastidores de CONVENÇÃO DAS BRUXAS em Novos Vídeos

Em vídeos recém-divulgados, o público é apresentado aos atores que dão vida à história de Convenção das Bruxas, inspirada na produção literá...