CONFIRA O TRAILER E POSTER DO FILME ‘CASA’ - ESTREIA DIA 12/11

 


“CASA”, dirigido e escrito por Letícia Simões, estreia nos cinemas no dia 12 de novembro com distribuição da Pandora Filmes. Uma narrativa pessoal, da própria diretora, o documentário mostra situações corriqueiras, como a infância, as lembranças, a doença, o amor, a profissão, o casamento, revisitando álbuns de família, conversas à mesa de refeições, livros e poemas.

Em seu novo filme, a diretora Letícia Simões busca extrapolar o caráter íntimo e mostra como que, para cada uma das mulheres de sua família, o cotidiano e a própria vida, ganham contornos diferentes entre si, e que ora se complementam, ora se chocam, revelando suas decisões e suas trajetórias – e como estas, nunca podem ser distanciadas do tempo que experimentaram.

“Parece-me muito oportuno que o Casa venha ao mundo nesse momento, em que estamos nos questionando sobre nossos afetos, relacionamentos, limites e identidades. Um dos aspectos mais bonitos de fazer cinema é a troca com o público. Por um lado, fiquei com um certo receio desse aspecto ser perdido nesses tempos de reabertura dos cinemas no Brasil. Contudo, o que tenho visto, com os festivais on-line e o lançamento de filmes em plataformas digitais, é um forte engajamento das pessoas. A vontade da troca, da partilha e do debate não desapareceram; só estão diferentes. E o que percebi com o CASA, a partir da experiência de suas exibições em festivais, foi essa capacidade de instigar conversas sobre memórias, laços e reinvenções pessoais. Fico muito curiosa para ver como o filme vai reverberar agora, seja nas salas de cinema, seja dentro da própria casa das pessoas.”, diz a diretora Letícia Simões.

CASA é um filme sobre a relação entre uma mãe e sua filha, e que pretende resgatar a história, por meio de uma narrativa de construção da memória dessa família. “Iniciei o projeto pensando em investigar a tessitura das relações familiares, tendo minha família como ponto de partida, e daí buscar um elo com a história da Bahia e do país. Mas, ao caminhar, outras questões foram brotando, incomodando, agregando. E toda a tensão desembocou em caudalosas possibilidades. Tinha a relação entre mães e filhas em diferentes gerações e todas as possibilidades pertinentes a essas relações. E investigar quais são os personagens que interpretamos para dar conta de todos os personagens que desejamos um dia ser”, explica a diretora.

Nesta família, a filha se culpa por ter se distanciado da mãe após dez anos morando longe, enquanto a mãe não se sente menos culpada por ter colocado a avó num asilo de idosos. O amor e as relações interpessoais entre essas mulheres são o fio condutor da história.

Uma produção da Carnaval Filmes, de João Vieira Jr. e Nara Aragão, com montagem de Eduardo Chatagnier e Letícia Simões, direção de fotografia de Breno César e Letícia Simões, direção de produção de Luna Gomides, som de Pedro Moreira, desenho de som e mixagem por Nicolau Domingues e música de O Grivo.

SINOPSE

Letícia, a filha recém-separada, se culpa por ter se distanciado da mãe em dez anos longe de casa; Heliana, a mãe, está encarando uma séria crise depressiva que começou depois da decisão de colocar a sua mãe, Carmelita, num asilo de idosos. Na construção dos espaços de afeto entre essas mulheres, CASA questiona o que é sanidade, o que é memória, o que é o feminino, o que é a solidão, o que é família, o que é casa.

FICHA TÉCNICA

Direção e roteiro: Letícia Simões

Produção: João Vieira Jr., Nara Aragão

Montagem: Eduard Chatagnier, Letícia Simões

Direção de Fotografia: Breno César, Letícia Simões

Direção de Produção: Luna Gomides

Som Direto: Pedro Moreira

Desenho de Som e Mixagem: Nicolau Domingues

Música: O Grivo

Duração: 94 minutos

Ano: 2019

FESTIVAIS 

·       Seleção oficial da mostra competitiva do Olhar de Cinema 2019 – Prêmio de Melhor Filme pela Crítica;

·       Seleção oficial da mostra competitiva do 9o Festival de Cinema de Vitória – Prêmio de Melhor Filme;

·       Seleção oficial da mostra competitiva do Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2019;

·       Seleção oficial da mostra competitiva do Panorama Internacional Coisa de Cinema 2019 – Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Jovem;

·       Seleção oficial da mostra competitiva da 6a Mostra de Cinema de Gostoso;

·       Seleção oficial do XII Janela Internacional de Cinema do Recife;

·       Seleção oficial do Fórum.doc 2019;

·       Seleção oficial da mostra competitiva do Festival de Havana 2019;

·       Seleção oficial da mostra competitiva Première Brasil-Novos Rumos do Festival do Rio 2019;

·       Seleção oficial da Mostra Perspectiva/Retrospectiva do Cinema da Fundação 2019;

·       Seleção oficial da Mostra Retroexpectativa do Dragão do Mar 2020;

·       Seleção oficial da Mostra Imagens do Povo – Mulheres 2020.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba