Cinecipó - Festival do Filme Insurgente abre vagas para oficinas de cinema

 


  

A 9ª edição do Cinecipó, festival do filme insurgente idealizado Cardes Monção Amâncio e Daniela Pimentel de Souza, que acontece entre os dias 30/11 a 28/12 - conta com duas oficinas online e gratuitas em sua programação. O crítico e professor Juliano Gomes ministra o curso “Crítica Reparadora: Práticas Implicadas” e Renato Vallone fica à frente das aulas de “Cinema de Montagem”. Mais informações sobre datas e inscrições abaixo:

 

 

Programação:

 

Oficina 1: Crítica Reparadora: Práticas Implicadas com Juliano Gomes

Data 30/11/20 a 4/12/20 | Horário: 14h às 17h (online) | Professor: Juliano Gomes
Inscrições aqui até 28/11. 
10 vagas (50% vagas preferencialmente moradores de BH).

 

Sobre o curso:
A proposta consiste em, durante cinco dias, conduzir encontros voltados para reflexão entre imagem e colonialismo, através da exposição e discussão de imagens e textos, e a condução de práticas diárias de reflexão, a partir de regras variadas na forma de expressão. O encontro seguinte sempre se inicia com feedbacks dos exercícios do dia anterior.
Repassaremos de forma resumida alguns marcos conceituais (como Glauber Rocha, Franz Fanon, P. E. Salles Gomes, Fred Moten, Jota Mombaça, entre outras), e exibiremos materiais contemporâneos em sua maioria que reflitam sobre tais processos.
A segunda metade dos encontros será sempre dedicada a práticas dos participantes, que exercitem sua expressão, em geral num texto escrito, mas não só.
Nosso objetivo é contribuir para instrumentalização do olhar dos participantes em relação a encruzilhada entre colonialismo e economia das imagens.

Sobre Juliano Gomes:
Juliano Gomes é crítico e professor. Editor da Revista Cinética, onde escreve desde 2010. Publicou na Filme&Cultura, Folha, Piauí e diversos catálogos de mostras e festivais. Foi Júri do DocLisboa, Mostra Tiradentes, Cachoeira Doc e Fronteira. Leciona regularmente na AIC-Rio. Publicou sobre teatro na revista Horizonte da Cena e sobre música no catálogo do festival Novas Frequências, além de apresentar dois discos de Rômulo Fróes. Mestre em Comunicação pela UFRJ, com dissertação sobre Jonas Mekas. Dirigiu com Léo Bittencourt os curtas “As Ondas”(2016) e “?”(2007). Site pessoal: juliano-gomes.com

 

 

 

Oficina 2: Cinema de montagem com Renato Vallone

Data: 7/12 a 10/12 | Horário: 14h às 16h |Professor: Renato Vallone 15 vagas.
Inscreva-se aqui, até 5/12.

 

Sobre o curso:
Um novo tipo de montador, na experiência contemporânea do cinema, trabalha para reconfigurar a ideia de autor. Como colocar esse agente criativo no lugar reflexivo de autoria, numa perspectiva micropolítica? Existe a angústia de criar dentro de sistemas opressivos na tradição cinematográfica industrial e de mercado, com a incorporação desse afeto no cinema de autor. Esses sistemas tradicionais são atualizados por imposições hegemônicas contemporâneas, neocoloniais, contidas nos detentores dos meios de produção global e nacional. O que está em jogo é a liberdade de criação diante de normas do capital.
Nós dos países em desenvolvimento em pleno início de século temos a oportunidade de, através de uma consciência e posicionamento criativo, sugerir outros agenciamentos no artesanato da montagem, desde o espaço virtual (em rede) assim como na postura no espaço de trabalho e de uma maneira mais ampla, na economia criativa do audiovisual de nosso país. O laboratório de cinema de montagem traz perspectivas teórica e prática, propõe debate e processos criativos experimentais relacionados à construção de microfilmes através do contato e apropriação de materiais preexistentes.

 

Sobre Renato Vallone:
Renato Vallone foi o vencedor do prêmio de melhor montagem documental com o filme CINEMA NOVO no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro em 2017. Nascido e criado na zona periférica do Rio de Janeiro, foi considerado em 2016 um dos mais inventivos montadores do cinema brasileiro e recebeu reconhecimentos importantes: L?Oleil D?Or (Olho de Ouro) – Melhor Documentário – FESTIVAL DE CANNES 2016 – CINEMA NOVO, Prêmio de Montagem – SANFIC Festival Internacional de Cine do Chile – CINEMA NOVO, Prêmio de Melhor Montagem – ABRACCINE – CINEMA NOVO, Prêmio Éder Manzini – Montagem – Memorial do Cinema Paulista – CINEMA NOVO, Prêmio de Montagem – Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema da Bahia – CINEMA NOVO. Montou também o longa CAMPO DE JOGO (FESTRIO 2014; 58o BFI London Film Festival 2014; Documentary Fortnight do MoMA – NY 2015). Formado em Cinema no curso de Montagem e Edição de Som e Imagem começou carreira profissional em cinema e vídeo em 2006 como assistente de professores da Escola – onde foi monitor e orientador de montagem no curso – e seguiu adiante como diretor, fotógrafo, montador e desenhista sonoro. Finalizou recentemente a montagem de seu primeiro longa metragem de ficção, MIRAGEM do diretor Eryk Rocha, e participará da competitiva VENICE CLASSICS DOCUMENTARY no FESTIVAL DE VENEZA com o Doc HUMBERTO MAURO do diretor Andre Di Mauro.

Site pessoal  http://renatovallone.com

 

 

Patrocínio MGS

Apoio Embaúba

Projeto 9ºCinecipó, nº 0907/2018, aprovado no Edital  IF 2018-2019 oriundo da Política de Fomento à Cultura Municipal (Lei nº 11.010/2016).

 

 

 

 

O CINECIPÓ

 

O Cinecipó – Festival do Filme Insurgente – teve sua primeira edição em 2011, na Serra do Cipó (MG). A proposta era realizar quatro dias de cinema ao ar livre, na praça e de graça, levando ao público filmes que não têm espaço na mídia onvencional. Até 2015, o festival foi realizado na Serra do Cipó, Lapinha e Santana do Riacho. Também já foram realizadas mostras em outras partes do Brasil como Pernambuco e Brasília. O coletivo produziu exibições itinerantes no Espaço Comum Luiz Estrela, Quilombo dos Marques, Quilombo do Palmital e em escolas públicas.

Além dos filmes, o festival também já ofereceu oficinas e workshops nas áreas de cinema, artes plásticas e música voltadas para a questão da sustentabilidade.

 

Por causa da pandemia da COVID-19, em 2020 o festival acontece online e tem duração de um mês. Entre os realizadores dos filmes, uma forte presença de LGBTQI+, mulheres e negros.

 

Serviço:

9ª edição do Festival Cinecipó
Data: 30/11 a 28/12

www.cinecipo.com.br

Gratuito

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba