A imagem é
uma versão animada de Raymond “Red” Reddington, interpretado por James Spader
em The Blacklist. As gravações da 7ª temporada da série foram interrompidas por
causa do coronavirus. Mas os produtores se mostraram tão ousados quanto o
protagonista Red Reddington, e decidiram animar parte do episódio final da
temporada. O episódio híbrido vai ao ar no dia 18 de junho no canal AXN.
Raymond “Red”
Reddington, um homem que abraça com prazer os desafios, certamente iria se
orgulhar da aposta criativa feita por The Blacklist para terminar a temporada
com um estrondo, e não com um suspiro, durante a suspensão das gravações por
causa do coronavírus.
Os produtores
da série exibida pelo canal AXN e protagonizada por James Spader como o
anti-herói Red, decidiram fazer uso de animação para completar um episódio que
já havia sido parcialmente gravado, dando início a uma colaboração em larga
escala que percorreu de Los Angeles a Londres e ainda incluiu uma parada na
casa da família Spader, que foi transformada em um estúdio de gravações.
A ideia para
o episódio - que vai ao ar no canal AXN no dia 18 de junho, às 22h - surgiu de
uma reunião entre os produtores executivos Jon Bokenkamp e John Eisendrath que
aconteceu em março, logo depois que as filmagens em Nova York foram
interrompidas - assim como de tantos outros projetos de TV e cinema, como um
esforço para conter a disseminação do vírus.
“Começou meio
como uma piada, falando sobre como deveríamos fazer o episódio em questão como
uma radionovela das antigas, onde colocaríamos a imagem de uma lareira ou de um
rádio na TV, com os atores falando”, disse Bokenkamp em entrevista para a
Associated Press. Isso levou a uma discussão dos quadrinhos derivados de The
Blacklist que já existem e bingo! Eisendrath levantou a possibilidade de um
episódio híbrido.
“Mas é
possível que, se tivéssemos noção da demanda de trabalho que teríamos para
transformar em animação metade desse episódio, talvez não tivéssemos seguido
com a ideia”, lamentou.
Quando as
gravações foram interrompidas, Spader, que também é um produtor-executivo em
The Blacklist, havia planejado uma viagem com a sua família de Nova York para
Massachusetts. Tudo já estava paralisado quando Bokenkamp e Eisendrath ligaram
para ele com uma proposta de resgatar o 19ª episódio da 7ª temporada - para a
qual foram encomendados 22 episódios. Segundo Spader, seria a oportunidade de
encerrar com uma conclusão mais satisfatória do que a do 18º episódio.
“Achei
curioso”, disse o ator para a Associated Press. “Pensei que seria a decisão
correta, tentar de qualquer maneira finalizar o episódio dentro das nossas
possibilidades, e não só esse episódio, mas concluir satisfatoriamente a
temporada”.
O processo
começou com algumas revisões do roteiro para dar mais “gancho, levando a
audiência para a próxima temporada”, explicou Bokenkamp. A divisão de animação
ajudou com ajustes no enredo, além de contribuir com algo a mais.
“Uma cena que
seria gravada com Red e Liz (co-protagonista Megan Boone) sentados em uma sala
foi transformada numa cena com os dois andando pelo Passeio Nacional em
Washington, com o Capitólio ao fundo”, detalhou Eisendrath. “Conseguimos dar um
tom ainda mais cinematográfico… Mais próximo de uma graphic novel”.
Como
Bokenkamp, que também é criador da série, explica, graphic novels e
quadrinhos partilham do mesmo DNA de The Blacklist, e ainda dão uma
oportunidade no terreno da animação para a Sony Pictures Television e a
Universal Television.
The Blacklist
é “como uma versão mais cartunesca de uma série, já parece um pouco com um
quadrinho… O nosso protagonista é um vilão de chapéu. A série é violenta, e
também muito emotiva”, disse. Adicione a tudo isso um filão de vilões bem
trapaceiros e fica a impressão de que “estamos contando uma história próxima
daquelas do Batman de antigamente, com um vilão irresistível por semana”.
Normalmente,
a produção de The Blacklist já é cheia de complicações geográficas. Depois de
ser gravada em Nova York, a edição e a pós-produção acontecem em Los Angeles,
supervisionadas por Eisendrath, que mora na cidade, e por Bokenkamp, direto da
sua casa em Nebraska. Para recorrer à animação, foi necessário enviar
equipamentos para a casa dos atores gravarem os seus diálogos.
Para Spader,
o desafio foi gravar de uma fazenda construída nos anos 1850 propensa a muitos
ruídos, um desafio ainda maior para o “coitado do cara do som”, responsável por
captar um áudio cristalino.
“Até o
momento, não havia interpretado Raymond Reddington com o meu filho entrando de
fininho na cozinha para pegar um lanche”, disse. “Mas você faz o que é preciso.
Desliga o aquecedor para não fazer barulho e tenta lembrar de não ligar a
máquina de lavar pratos”.
Ele explica
rindo como recorreu a esforços “rudimentares” para garantir o isolamento sonoro,
como o uso de um jogo americano embaixo do microfone e de cortinas nas janelas
“para impedir a entrada do barulho forte de chuva lá fora”.
Com a
produção da animação, a cargo da Proof Inc., acontecendo em Londres, sob
coordenação à longa distância dos produtores, o esforço para fazer acontecer
como planejado foi constante, e estava em curso ainda no início de maio, já
próximo da data programada para o episódio ir ao ar.
“É meio que
um processo de 24 horas”, disse Bokenkamp semana passada. “Enquanto a gente
dorme, Londres está trabalhando, e vemos o que fizeram quando nos enviam o
material já pela noite. Analisamos e enviamos nossas recomendações de mudanças,
que são feitas por eles rapidamente, num processo que envolve muita gente em
diferentes fusos horários, trabalhando sem parar para finalizar o episódio a
tempo”.
Numa situação
ideal, um episódio híbrido deveria ser feito do zero, com as cenas animadas
estipuladas antes das gravações no set, por isso que os produtores esperam que
a audiência entenda o esforço que foi colocado neste trabalho.
“Foi
importante darmos o nosso melhor numa situação adversa para tentar completar o
episódio”, disse Eisendrath.
The Blacklist – 7º temporada
Classificação indicativa: 16
anos
#TheBlacklistAXN
Quintas, às 22h – último episódio da 7ª temporada vai ao ar no dia 18 de junho
Quintas, às 22h – último episódio da 7ª temporada vai ao ar no dia 18 de junho
Nenhum comentário:
Postar um comentário