“Gabeira”, documentário inédito de Moacyr Góes, estreia no Canal Brasil



Fernando Gabeira, jornalista, escritor e político, é uma personalidade única no panorama da cultura brasileira e uma das figuras mais relevantes da política nacional nas últimas décadas. É sobre sua trajetória que Moacyr Góes se debruça no documentário inédito “Gabeira”, que estreia no Canal Brasil dia 1º de abril, às 20h, na faixa “É Tudo Verdade”. Jornalista com passagem pelas mais importantes redações de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, líder revolucionário contra o Golpe Militar e deputado federal por quatro mandatos, o político e ativista natural de Juiz de Fora é tema desse longa,  que retrata sua biografia sob os diversos prismas de sua atividade política, cultural e social ao longo dos anos.

Durante toda sua vida, Gabeira dedicou-se a pensar e lutar por um país diferente. Incansável na luta por transformações que resultem na diminuição da desigualdade social, na construção de valores que afirmem a cidadania, a liberdade, a educação e a sustentabilidade, ele construiu, com ações e atitudes corajosas, um lugar de referência ética e intelectual. No doc, Gabeira lembra momentos de sua infância no interior de Minas Gerais, a origem de sua família e o início da carreira como repórter.

Ao desembarcar no Rio de Janeiro, tem início a luta política contra o regime militar. Após a anistia, o jornalista retorna ao Brasil e choca a conservadora sociedade da época com seus ideais liberais com relação à política de drogas e sexualidade e enxerga na política uma forma de continuar o trabalho de militância iniciado na década de 1960. Além do protagonista, Leda Nagle, Carlos Vereza, Armínio Fraga, Ferreira Gullar, Nelson Motta, entre outros, confirmam a sua importância para a história recente do Brasil.

GABEIRA (2017) (93’)
INÉDITO E EXCLUSIVO
Horário: Quarta, 1/04, às 20h
Reapresentações: Quinta, 2/04, às 17h50; sexta, 3/04, às 16h25 e domingo, 5/04, às 10h20.
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba