Documentário “Torre das Donzelas” estreia no Canal Brasil



“Torre das Donzelas”, filme de Susanna Lira, estreia no Canal Brasil na próxima quarta, dia 22, na Faixa “É Tudo Verdade”. Apesar do que o nome possa sugerir, não trata-se de um romance, mas da realidade de diversas mulheres consideradas terroristas pelo regime militar, presas sem qualquer direito e vítimas da tortura no Presídio Tiradentes. O documentário recria as acomodações de muitas detentas que passaram por lá – entre elas, a ex-presidenta Dilma Rousseff – e denuncia as cruéis experiências a que foram expostas nas mãos da brutalidade do regime militar.

A cineasta pediu às entrevistadas que desenhassem, de acordo com a própria memória, como eram os corredores e celas que as abrigaram na década de 1970. A partir das lembranças, o filme recriou um cenário similar ao presídio, com grades, camas, banheiros e corredores inspirados nos traços de quem ali viveu. As ex-presidiárias comentam as torturas sofridas, contam como foram capturadas por sua militância democrática, detalham o dia a dia, desde a limpeza das celas até a importância da leitura na manutenção da esperança e o breve respiro a cada visita de um familiar.

TORRE DAS DONZELAS
ESTREIA
Quarta, 22 de abril, às 20h
Reapresentações: Quinta, 23/04, às 16h50; sexta, 24/04, às 15h10 e domingo, 26/04, às 11h40.
Classificação: 12 anos


Nenhum comentário:

FESTIVAL FOR RAINBOW Está com Inscrições Abertas até 15 de Maio

Já estão abertas as inscrições para a 18a edição do FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO. Reconhecid...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba