Exibido no Festival de Cannes, "Finalmente Livres" Estreia em 12 de Dezembro



Selecionado para a Quinzena dos Realizadores da última edição do Festival de Cannes e exibido no Brasil no Festival Varilux de Cinema Francês, FINALMENTE LIVRES, de Pierre Salvadori, acompanha a detetive Yvonne que tenta desfazer um engano do passado, causando ainda mais confusão. O longa estreia em circuito comercial no Brasil em 12 de dezembro, com distribuição da Califórnia Filmes. 

Na trama, o jovem Antonie ficou anos na prisão injustamente, por um erro de Santi, o chefe de polícia local. Quando Yvonne, detetive viúva do policial, descobre que seu marido não era a pessoa de bem que ela imaginava, decide ajudar o rapaz a recuperar sua vida. Mas, claro, sem revelar toda a verdade. Enquanto isso, ela precisa encontrar uma maneira de mostrar a seu filho que o pai não era o ideal de homem que ele imagina, sem magoá-lo.  

Salvadori, que também é corroteirista do longa, fala sobre a inspiração para o filme: “por um tempo eu pensava em um inocente do tipo Hitchcock, que, saindo da prisão, decide cometer o crime pelo qual foi injustamente condenado. Mas, numa conversa com minha mãe, em que ela me disse ter sempre visto meu pai mais do que ele era, revi o projeto. Resolvi misturar dois temas: o inocente que sai da cadeia e essa mulher que de alguma maneira tenta dizer a seu filho que seu pai era um policial corrupto”. 

Yvonne sente-se culpada pelo que aconteceu a Antonie e por seu filho, e com isso, acaba sustentando a mentira, o que sustenta a comédia, na visão do diretor. “As pessoas geralmente acham que sou obcecado por mentiras e máscaras, mas elas são simplesmente uma das maiores forças da comédia e também da vida. O que me interessa são as situações que elas criam”. Ao não falar para Antoine que ela é a esposa do homem que o incriminou e que ela também é policial, ele acredita que ela está interessada nele por outros motivos. Ao esconder a verdade, Yvonne cria desentendimentos e confusão. “E essa é uma ótima deixa para a comédia”, completa Salvadori.  

O diretor conta, ainda, que o filme tem também a influência das comedias dos anos 80, que são “estilizadas, coloridas e não convencionais”. “No fim das contas, o tema de FINALMENTE LIVRES talvez seja a importância da ficção e do cinema nas nossas vidas”, finaliza. 

SINOPSE  
Em uma cidade na Riviera Francesa, a detetive Yvonne é a jovem viúva do chefe de polícia Santi, um herói local. Quando ela descobre que seu marido não era exatamente o modelo de virtude tão idealizado pelo seu filho, e que o jovem rapaz, Antoine, passou 8 anos na prisão como bode expiatório de Santi, ela é jogada em um redemoinho. Yvonne quer fazer tudo o que ela pode para ajudar o atraente Antoine a recuperar sua vida e sua esposa. Tudo, no caso, menos dizer a verdade. Mas Antoine está tendo problemas em se ajustar a sua vida no outro lado, para dizer o mínimo, e logo perde a cabeça, levando a uma espetacular sequência de eventos. 

FICHA TÉCNICA 
Direção: Pierre Salvadori 
Elenco: Adèle Haenel, Pio Marmaï, Audrey Tautou 
Gênero: Comédia 
País: França 
Ano: 2018 
Duração: 108 min 


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba