Curitiba ganha primeiro clube de cinema focado em direitos humanos


De iniciativa do Instituto Aurora, o Aurora Clube de Cinema vai oferecer exibições gratuitas e reunir especialistas para discutir questões de justiça social e preconceitos

Na semana em que se comemora o Dia da Paz (21), o Instituto Aurora lança o primeiro clube de cinema de Curitiba focado em direitos humanos. O Aurora Clube de Cinema nasce com a proposta de exibir filmes que dialoguem com as temáticas  de gênero, raciais e de desigualdades sociais, sendo uma estratégia de ampliação da educação em direitos humanos - foco de atuação da instituição. As sessões serão realizadas uma vez por mês, sempre na última quinta-feira e serão enriquecidas com a participação de especialistas nas questões abordadas nas telas. O cineclube terá formato itinerante, com exibições em diferentes endereços da cidade. A estreia será na quinta-feira (26), às 19h, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com projeção do documentário “Nunca me Sonharam”, da cineasta Cacau Rhoden. 

A atividade chega para somar com outras propostas que usam a arte como ferramenta para esclarecimento da agenda em direitos humanos. Mensalmente o Instituto Aurora realiza Aurora Clube do Livro, com objetivo de discutir coletivamente obras pré-selecionados e relacioná-las aos direitos humanos. A diretora-executiva do Instituto Aurora, Michele Bravos, explica a importância dos produtos artísticos na discussão e na busca por direitos. “O diálogo e a arte são importantes instrumentos para o despertar da empatia, valor fundamental para nós na busca pela construção de uma sociedade mais justa socialmente”, afirma. 

A primeira sessão do  Aurora Clube de Cinema será dedicada ao debate sobre o ensino público. O longa “Nunca me Sonharam” reflete os desafios, expectativas e sonhos dos estudantes de ensino médio de escolas públicas do Brasil. Entrevistas com alunos, gestores, professores e especialistas guiam o documentário, que reflete o valor da educação na atualidade. A sessão será mediada pela professora Juliana Maria, que já trabalhou na rede pública de ensino do Estado, tanto na educação básica quanto no ensino superior, e conhece a realidade educacional das cidades do interior do Paraná.  

O Aurora Clube de Cinema integra a programação dos 110 anos da UTFPR e também a campanha “Eu, você, nossa: tecnologia, cultura, educação”, com apoio do NUCCOM (Núcleo de Cultura e Comunicação), do projeto TUT (Teatro da Universidade Tecnológica) e Links (Núcleo de Dança UTFPR). As exibições serão realizadas mensalmente na última quinta-feira do mês, no período noturno. Confira aqui os filmes selecionados para os próximos meses. Para saber mais sobre o Aurora Clube do Livro e Aurora Cine Clube, acesse o site.

Serviço:
Data: 26/09 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Miniauditório da UTFPR
Entrada livre

Sobre Instituto Aurora
Com atuação desde 2017, o Instituto Aurora tem como missão contribuir para a construção de uma sociedade justa socialmente e livre de preconceitos. A atuação do Instituto Aurora está alinhada com a Agenda 2030 (ONU) e está pautada na Educação em Direitos Humanos, por meio de ações educativas e artísticas que incentivam o desenvolvimento da empatia e um espaço de diálogos para a construção da paz. O Instituto realiza ações com populações vulneráveis e não-vulneráveis, desmistificando e ampliando a compreensão do que são direitos humanos e uma vida digna coletiva. 

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba