“TransMissão”, com Linn da Quebrada e Jup do Bairro, estreia no Canal Brasil



Nova atração da Faixa da Meia-Noite, “TransMissão”, apresentado pelas artistas trans Linn da Quebrada e Jup do Bairro, estreia na terça, dia 11/6, no Canal Brasil – mas os primeiros cinco episódios estarão disponíveis no Canal Brasil Play a partir de 9/6, também para não-assinantes.

O programa entra na grade no lugar de “Transando com Laerte”, primeiro talk show comandado por uma pessoa transexual no Brasil, e faz parte da “Programação Especial do Orgulho LGBTQI” que o Canal Brasil leva ao ar durante o mês de junho.
  
A trajetória da dupla Linn e Jup encantou os documentaristas Claudia Priscila e Kiko Goifman, diretores de “Bixa Travesti” (2018), no qual elas expõem suas rotinas e mostram como suas posturas nos palcos visam desconstruir estereótipos de gênero, raça e classe. Kiko e Claudia também assinam a direção de “TransMissão” e o programa tem como cenário um estúdio de rádio que reproduz o que aparece no documentário. 

A atração traz convidados para um bate-papo irreverente, no qual questões de gênero, sexo e raça são frequentemente abordadas, mas não limitadoras nas conversas. O papo com Laerte Coutinho fala sobre transexualidade, mas também aborda relacionamentos amorosos e religião.

Com a funkeira MC Carol, elas discutem a influência do rap na periferia e a descoberta da veia artística. A deputada Erica Malunguinho fala sobre a dificuldade de pessoas trans em ocupar espaços de poder, tanto na política quanto na academia, e a atriz Glamour Garcia fala sobre aceitação da personalidade. Há espaço ainda para os músicos Jards Macalé, Tom Zé e Letrux, o ex-prefeito Fernando Haddad, a cineasta Anna Muylaert e o ex-jogador de futebol Vampeta, entre outros.

No episódio de estreia, Linn e Jup recebem a chef de cozinha Paola Carosella. As três conversam sobre como Paola começou a cozinhar, sobre ser o que se come e o que se digere, cozinhar como ato político, sobre a relação dela com a mãe e com a filha e sobre a cozinha como lugar de cura:

“A cozinha para mim foi um local de cura e eu vi muitas pessoas se reconstruindo e se curando dentro da cozinha. Na profissão mesmo, como ninho que acolhe. Tem algo muito mágico. Existem muitas cozinhas e muitas formas de ser cozinheiro e de cozinhar. O meu berço foram as cozinhas profissionais, as cozinhas de restaurante. Eu não tive a cozinha acolhedora de casa. O acolhimento pra mim veio de outra forma. Eu me senti muito acolhida, eu senti que eu podia. E ao longo de muitos anos eu fui sarando feridas, entendendo que eu estava errada em pensar de determinadas formas, parando de idealizar a vida dos outros e olhando com mais amor para a minha. Você estar bem alimentado cura”, explica.    

TransMissão (2019) (26x12’)
Estreia: terça, dia 11/6, à meia-noite
1° Horário: terça, à meia-noite
Alternativos: ao longo da programação
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário:

OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA, DE CLAUDE LELOUCH, CHEGA AOS CINEMAS NO DIA 24 DE JUNHO

  OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA,  dirigido por Claude Lelouch, estreia nos cinemas brasileiros no dia 24 de abril. O filme, que f...