“Legalidade”, de Zeca Brito, Recebe Quatro Prêmios no 42º Festival Guarnicê de Cinema



LEGALIDADE”, dirigido por Zeca Brito, recebeu quatro prêmios do júri, liderado pelo cineasta Aly Muritiba, no 42º Festival Guarnicê de Cinema: Melhor Direção – Zeca Brito, Melhor Direção de Arte – Adriana Borba, Melhor Fotografia - Bruno Polidoro e Melhor Ator – Leonardo Machado por seu papel como Leonel Brizola, o ator foi homenageado por toda a equipe, que subiu ao palco para receber o prêmio, já que o ator, faleceu no final de 2018 vítima de um câncer.  

“O Guarnicê é um dos mais antigos e prestigiados Festivais de Cinema do país, por onde já passaram grandes realizadores de nossa história. Organizado por uma universidade pública, para muito além de um evento, é uma força de transformação cultural e social. Para nosso filme, esse reconhecimento nos torna mais brasileiros, nos deixa mais próximos de um projeto de país onde se valorize a história e a memória, sem medo de versar sobre nossas feridas e cicatrizes. A seleção e premiação de nosso filme é um ato de coragem de um Festival de resistência.”, agradece o diretor Zeca Brito. 

Com Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto, Letícia Sabatella e José Henrique Ligabue, o filme aborda o momento histórico brasileiro, em 1961, quando o presidente da República, Jânio Quadros, renuncia e seu vice, João Goulart, deve ascender ao posto. Para evitar que um golpe organizado pelos militares entrasse em curso, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, inicia um movimento inédito no país, pelo respeito à Constituição Federal. 

Presente na sessão, durante o Festival, o secretário de Estado de Políticas Públicas, Marcos Pacheco, que representou o governador Flávio Dino na sessão, escreveu: “O filme LEGALIDADE tem uma atualidade radical, expõe nosso passado recente, reflete sobre nosso futuro, mas, sobretudo, escancara o nosso presente. Um clássico, uma ode à resistência.”.  

O filme mostra um triângulo amoroso, a luta por uma causa cívica, uma revolução feita pelas ondas do rádio. A inteligência e a coragem de um líder. O poder da comunicação gerando uma verdadeira demonstração de força e civilidade. Um movimento de resistência e mobilização popular sem precedentes na história do país: a “LEGALIDADE”.  

Sexto longa de Zeca Brito, LEGALIDADE foi inteiramente rodado no estado do Rio Grande do Sul, é uma produção da Prana Filmes, de Luciana Tomasi e tem distribuição Boulevard Filmes. 

SINOPSE 
Em 1961, o governador Leonel Brizola lidera um movimento sem precedentes na história do Brasil: a Legalidade. Lutando pela constituição, mobiliza a população na resistência pela posse do presidente João Goulart. Em meio ao iminente golpe militar, uma misteriosa jornalista pode mudar os rumos do país. 

FICHA TÉCNICA 
Direção: Zeca Brito 
Roteiro: Zeca Brito e Leo Garcia 
Elenco: Cleo Pires, Leonardo Machado, Fernando Alves Pinto, José Henrique Ligabue, Letícia Sabatella, Fábio Rangel, Sapiran Brito 
Produção: Luciana Tomasi 


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba