Camila José Donoso é a homenageada da Mostra Foco do 8°Olhar de Cinema



Neste 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, a Mostra Foco trará ao público da capital paranaense a obra da cineasta chilena Camila José Donoso. Esta será a primeira retrospectiva da diretora no Brasil, com uma seleção de curtas e todos os seus longas-metragens. Trabalhos que influenciaram a carreira da homenageada também integram a seleção. O festival acontece de 5 a 13 de junho.

Espaço entre descoberta e reverência, a Mostra Foco é um dos destaques do Olhar de Cinema. Ao buscar realizadores ainda não muito conhecidos pelo público brasileiro, desvendando suas obras e estabelecendo conversas com produções semelhantes ou influentes, se diferencia de outras homenagens em eventos de cinema no país, e enriquece o público que frequenta o festival.

A escolha de Camila casa muito bem com as características da Foco, ainda não muito conhecida no Brasil, apesar de já ter filmes selecionados para festivais daqui ela preza pela inovação e tem profundo respeito pelos temas que aborda.

A própria cineasta define seus títulos como “transficções”. Sua filmografia desafia os limites entre a ficção e o documentário, reconhecendo as possibilidades no limiar de cada um dos gêneros: encena histórias reais e naturaliza ficções. A potência de suas obras ultrapassa linguagem e estilo e é ainda mais marcante na temática, com mulheres que estão sempre buscando novas verdades, que desafiam suas realidades, seus espaços e definições externas contaminadas. É um cinema que retrata a transformação e transforma para além da tela.

“Camila é uma cineasta que se arrisca por caminhos não tradicionais do cinema, sem perder de vista a importância de estabelecer uma comunicação muito sensível com sua audiência”, afirma o diretor geral e artístico do festival, Antônio Junior. “Seus filmes revelam uma inquietação pela busca de intimidade com os personagens, ao mesmo tempo em que exploram caminhos dentro da potência cinematográfica para unir forma e conteúdo, de modo que as respectivas histórias e personagens se fortaleçam”, complementa ao falar sobre a filmografia da realizadora.

Camila virá a Curitiba especialmente para o Olhar de Cinema, onde debaterá seus filmes após as sessões. Ela também participará de uma conversa aberta com o público, onde falará sobre seus processos criativos e exibirá curtas-metragens de diferentes momentos da carreira. A cineasta estará disponível para entrevistas.

Confira a lista dos filmes já confirmados da Mostra Foco do 8º Olhar de Cinema:

Camino Gris (dir. Camila José Donoso, Chile, 2007, 8min)
Nona (dir. Camila José Donoso, Chile, 2014, 10min)
Naomi Campbel (dir. Camila José Donoso e Nicolás Videla, Chile, 2013, 82min)
Casa Roshell (dir. Camila José Donoso, México/Chile, 2017, 71min)
Nona. Se mi mojan, yo los quemo (dir. Camila José Donoso, Chile/Brasil/França/Coréia do Sul, 2019, 86min)
Sueños de hielo (dir. Ignacio Agüero, Chile, 1993, 55min)
Ninouche (dir. Valérie Massadian, França, 2011, 24min)
T.R.A.P (dir. Manque La Banca, Argentina, 2018, 16min)

O 8º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Cinema conta com patrocínio do BRDE, FSA e Ancine, apoio da Copel, BigBen, Ademilar, Lojacorr, incentivo da Lei de Incentivo à Cultura de Curitiba, Fundação Cultura de Curitiba e Prefeitura de Curitiba, Profice, Governo do Paraná e realização da Grafo Audiovisual, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.

SERVIÇO

8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
De 5 a 13 de junho


Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba