“A Rosa Azul de Novalis” Selecionado Para o Festival de Berlim, Estreia Nacionalmente na 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes



Depois de ser exibido no Festival de Brasília de 2018, na seção work in progress, e selecionado para a Mostra Fórum do Festival de Berlin 2019 ‘A Rosa Azul de Novalis’, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro, estreia nacionalmente na Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 18 a 26 de janeiro, em Tiradentes (MG).  
 
Com produção da Carneiro Verde Filmes e distribuição da Sessão Vitrine, o longa apresenta Marcelo (Marcelo Diorio), um homem que vive relembrando o passado, inclusive de outras encarnações. Numa delas, ela foi o poeta alemão Novalis, que perseguia uma rosa azul. 

A partir de Marcelo, seus dilemas e suas buscas, os diretores pretendem chamar atenção para o ânus, tornando esse buraco, considerado obscuro, o ponto de partida para a compreensão do personagem. “Colocar o cu em evidência nos parece essencial, uma vez que em 8 países o sexo anal pode levar à pena de morte e em mais de 80 países à prisão perpétua. Sem embargo, o cu é um centro produtor de excitação e prazer, é uma fábrica de reelaboração do corpo e de suas perspectivas, pois ele não está destinado a reprodução humana, colocando o sistema tradicional da representação sexo/gênero abaixo. O cu é democrático, todos podem acessá-lo, afinal, cada um tem o seu”, explicam os diretores. 

A proposta dos realizadores foi fazer um filme com um personagem e não sobre um personagem, abordando todos os aspectos deste, não apenas o seu lado “bonito”. Vinagre e Carneiro comentam o processo criativo: “Nosso trabalho parte sempre de uma realidade, para recriá-la, transformá-la em algo que de alguma forma possa colocar o espectador em xeque sobre algumas questões geralmente consideradas tabu, e ao mesmo tempo muitas coisas são também colocadas em xeque para o personagem que atua como si mesmo, e para nós, que dirigimos. Há sempre uma jornada de autoconhecimento. Não à toa, todos os nossos filmes tematizam traumas, e são extremamente falados, como numa sessão de psicanálise. ‘A Rosa Azul de Novalis’ não foge disso”.  
 
Serviço - Exibição na Mostra de Cinema de Tiradentes
25/1 (sexta-feira), às 20h, Cine-Tenda 

Sinopse:
Marcelo, um dândi de cerca de 40 anos, possui uma memória inigualável. Revive lembranças familiares em sua cabeça e tem recordações de suas vidas passadas. Em uma delas, foi Novalis, poeta alemão que perseguia uma rosa azul. E nessa vida atual, o que Marcelo persegue? 

Festivais e Prêmios:
. 22º Mostra de Cinema de Tiradentes - Mostra Aurora 
. 69º Berlinale - Berlin International Film Festival - Forum 
. 41º Cinéma du Réel - International Competition 

Fica técnica 
. Direção: Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro 
. Elenco: Marcelo Diorio, Majeca Angelucci, Marcos Hermanson Pomar, Thais de Almeida Prado, Estela Lapponi, Beatriz Pomar, Rafael Rudolf e Christian Sedemaka 
. Roteiro: Gustavo Vinagre e Marcelo Diorio 
. Produção: Rodrigo Carneiro e Gustavo Vinagre 
. Produção de set: Edson Costa 
. Assistente de Direção: Beatriz Pomar 
. Fotografia: Bruno Risas 
. Assistente de Fotografia: Wilssa Esser 
. Som Direto: Ruben Valdés 
. Microfonista: Rodney Blanco 
. Música: Dominico Scarlatti - Fandango  
. Direção de Arte: Gabriel Pessoto 
. Figurino: João Marcos de Almeida 
. Maquiagem: Alma Negrot 
. Edição: Rodrigo Carneiro 
. Efeitos: Paulo Bueno e João Marcos de Almeida 
. Correção de Cor: Natalia Nora Martínez 
. Preparação de elenco: Gilda Nomacce 
. Arte do cartaz: Gabriel Pessoto 
. Design do cartaz: João Marcos de Almeida 
. Tradução para o inglês: Adriana Davanzzo 


Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba