Crítica Filme "Troca de Rainhas" - Rita Vaz



Dirigido por Marc Dugain “Troca de Rainhas” chega aos cinemas com uma história e um elenco que impressionam qualquer pessoa.

Apesar de conhecermos as muitas histórias que permeavam a corte francesa e outras monarquias da Europa, “Troca de Rainhas” aparece com uma visão diferente do que acontecia com as crianças nobres da época, com um olhar que parece vir delas mesmas.

Na história conhecemos o regente do reino da França, Philippe d’Orléans, que para manter a paz entre a França e a Espanha, propões uma troca de princesas que culmina no noivado do rei da França, Louis XV, de onze anos, com a infanta Anna Maria Victoria, de quatro anos.

Além dessa troca, ele propõe ainda a do príncipe herdeiro Louis, também com onze anos, com Louise-Elizabeth d’Orleans, de doze anos.

Toda a trama é permeada por intrigas e interesses políticos, além dos sentimentos das crianças que eram tratadas como moedas de troca independente de seus relacionamentos de pai/mãe e filhos.
É muito interessante observar como cada criança reagia à determinação dada. Elas sabiam que partindo de suas casas nunca mais veriam suas famílias, dada a necessidade do acordo de paz e obediência que tinham.

Algumas delas se resignavam com seus destinos e pareciam pequenos adultos que nunca tinham tido infância, o que na maioria das vezes era verdade.

Outras se revoltavam e faziam de tudo para contrariar e distanciar o destino que elas não haviam escolhido.

Esteticamente o filme é excelente, alguns momentos são retratados como verdadeiras obras de arte, que parecem telas pintadas por mestres de sua época.

O diretor Marc Dugain entrega um filme maduro, com uma trama contundente, uma plástica perfeita e um elenco afinado.

Aliás o elenco todo é muito bem ensaiado e tem uma química impressionante, com destaque para as crianças que dão um show.

O figurino é extremamente bem feito e é também uma cópia fiel da época.

“Troca de Rainhas” é um filme de época perfeito para quem gosta do tema, para quem gosta de história e para quem gosta de cinema bem feito. Recomendo!

Título Original: L’Echange des Princesses
Gênero: Drama Histórico
Tempo de Duração: 1 hora e 40 minutos 
Ano de Lançamento: 2018
Direção: MarcDugain
Elenco: Lambert Wilson, Olivier Gourmet, Anamaria Vartolomei, Juliane Lepoureau, Catherine Mouchet, Kacey Mottet Klein, Igro Van Dessel, Maya Sansa, Andréa Ferréol.

Nenhum comentário: