Cinema argentino na CAIXA Cultural Curitiba


Após o sucesso das duas edições no Rio de Janeiro, em 2016 e 2017, a mostra Histórias extraordinárias: cinema argentino contemporâneo chega à CAIXA Cultural Curitiba, entre os dias 17 e 24 de abril, trazendo uma seleção de 24 longas e curtas-metragens, além de debates envolvendo as obras apresentadas. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia). O patrocínio é da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.
Com curadoria de Natalia Christofoletti Barrenha, pesquisadora de cinema argentino, e Agustín Masaedo, programador do Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente (BAFICI), a programação apresenta tanto obras premiadas em festivais argentinos e internacionais quanto produções com sólidas passagens pelo circuito comercial de seu país.
Entre os destaques selecionados, está o documentário As lindas (2016), da estreante Melisa Liebenthal, premiado na seção Bright Future do Festival de Rotterdam. O público também poderá assistir aos vencedores das duas últimas edições do Buenos Aires Festival Internacional de Cinema Independente (BAFICI): A longa noite de Francisco Sanctis (2016), dos também estreantes Andrea Testa e Francisco Márquez; e A vendedora de fósforos (2017), de Alejo Moguillansky, diretor e montador já consagrado, de trajetória prolífica e presença frequente nos principais festivais internacionais.
Neste mês de abril, em que o BAFICI – um dos mais importantes festivais da América Latina, vitrine fundamental para a produção do chamado nuevo cine argentino – chega à sua 20a edição, a Mostra também marca o vigésimo aniversário de estreia e premiação do filme Pizza, cerveja, baseado (1997) no Festival Internacional de Cine de Mar del Plata, considerado o ponto de partida do nuevo cine. Assim, parte da mostra celebra o momento fundador da pungente produção cinematográfica do país vizinho. Duas décadas depois, o público brasileiro poderá se reencontrar com a ópera prima de Israel Adrián Caetano e Bruno Stagnaro, mergulhar na genealogia do nuevo cine com os curtas-metragens seminais de Histórias breves I (1995) e descobrir, na selvagem loucura do documentário Bonanza (2001), de Ulises Rosell, que as rupturas desse “movimento” transcenderam o cinema de ficção.
A programação se completa com a exibição especial de um dos filmes mais aguardados dos últimos anos: o elogiado Zama (2017), de Lucrecia Martel, inspirado na novela homônima de Antonio Di Benedetto, além de um documentário que acompanha a diretora em seu processo de criação durante as filmagens: Anos-luz (2017), de Manuel Abramovich.
PRESENÇA DE CINEASTAS E OUTRAS ATIVIDADES
Como nas edições cariocas, as cineastas convidadas são alguns dos atrativos da mostra Histórias extraordinárias. A diretora María Álvarez estará presente na sessão de abertura conversando sobre seu cativante documentário As cinéphilas (2017), que teve estreia mundial em Locarno e ganhou prêmios nos diversos festivais pelos quais passou, com destaque para o Prêmio do Público no BAFICI e no Festival de Ourense.
Já a realizadora Ana Katz será uma das grandes protagonistas da mostra, que exibe seus quatro longas-metragens – incluindo Minha amiga do parque (2015), vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Sundance – e a convida para conversar com o público curitibano sobre seu trabalho como diretora, roteirista, atriz e dramaturga.
Além das cineastas, Histórias extraordinárias receberá um dos mais influentes pensadores da cultura argentina atual: o escritor, professor e pesquisador Gonzalo Aguilar, que ministrará uma palestra sobre cinema argentino contemporâneo no dia 21 de abril (sábado), às 17h. Também será realizada uma sessão comentada do filme O futuro perfeito com o cineasta e produtor Rafael Urban, no dia 20 de abril (sexta-feira), às 19h.
A sessão de abertura e a palestra com Gonzalo Aguilar têm entrada franca, com distribuição de ingressos uma hora antes do início e emissão de certificado para a palestra.
A programação completa, sinopses, trailers, catálogo e outras informações sobre as atividades podem ser acessados nos sites www.cineargentino.com.br e www.caixacultural.gov.br
Verifique a classificação indicativa dos filmes.
Prefira o transporte público para chegar à CAIXA Cultural.

Nenhum comentário:

"Os Observadores": Primeiro Trailer de Novo Longa Produzido por M. Night Shyamalan é Divulgado

Você passaria por uma porta sem saber para onde ela te levaria? O novo suspense psicológico de M. Night Shyamalan promete te revelar o desco...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba