Crítica Filme "Trama Fantasma" - Rita Vaz (Estreia 22/02)


Contado em forma de depoimento, o longa de Paul Thomas Anderson nos leva para um mundo único, com personagens excêntricos e feitos de muitas camadas.
Década de 1950, o estilista Reynolds Woodcock é o preferido da realeza e elite britânica, e ele é idolatrado de tal forma, que vestir um traje concebido por ele chega a ser o sonho de muitas mulheres.
Woodcock tem um modo muito particular de criar suas peças, ele vive em um mundo que gira ao redor dele, e tudo é feito para propiciar o melhor ambiente para as suas criações, ou melhor, para o seu ato de criar.
Na sua casa de costura ele tem a ajuda de algumas pessoas, que trabalham exatamente do jeito que ele quer, mas o seu braço direito é sua irmã Cyril, que o conhece tão bem quanto ele próprio.
Woodcock tem várias amantes, que, cada uma a seu tempo, se tornam suas musas inspiradoras, mas logo que a paixão acaba, a inspiração também acaba e é Cyril que se livra, sempre, do que incomoda o irmão.
Quando Woodcock conhece Alma tudo muda.
Alma é uma mulher que toma conta do seu destino, inspira paixão e percebe o que acontece ao seu redor, e será ela a quebrar todas as perfeições que rodeiam a vida do estilista.
O diretor Anderson faz um filme de uma beleza estética incrível, com um enquadramento raro e uma fotografia precisa, e fala de uma possível história de amor que entra em um fluxo de autodestruição, mas de um modo fino e polido, que é como os personagens agem durante toda a história, a elegância sempre está em primeiro lugar, mesmo que seja fria.
Os atores Daniel Day-Lewis (Woodcock), Vicky Krieps (Alma) e Lesley Manville (Cyril) estão afiadíssimos, integrados com seus personagens de uma forma madura, e entregam uma história deliciosa de se assistir.
A trilha musical é um show à parte, com belíssimas composições feitas para piano.
Mas, apesar da música clássica, no filme temos muitos momentos de silêncio para podermos absorver a atmosfera “fantasmagórica da trama” que hipnotiza o espectador.
Recomendo muito, para quem gosta do gênero.

Título Original: Phamton Thread
Gênero: Drama
Duração: 2 horas e 11 minutos
Ano de Lançamento: 2018
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Vicky Krieps, Lesley Manville, Harriet Sansom Harris, Camilla Rutherford, Brian Gleeson, Julia Davis, Gina McKee, Richard Graham, Jane Perry.


RITA VAZ

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba