Crítica Filme "O Insulto" - Rita Vaz


Indicado ao Oscar 2018 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, “O Insulto” é o primeiro longa libanês na história a concorrer na aclamada premiação.
O filme retrata, através de uma simples discussão, que vai ganhando tamanho ao longo da trama, como o conflito atual que existe no Líbano, é premente nas pessoas e pode despertar a raiva a qualquer momento.
Na história vamos conhecer Toni, um cristão libanês que sempre rega as plantas de sua varanda, que fica no primeiro andar de um pequeno prédio, e um dia, acidentalmente, molha Yasser, um refugiado palestino.
Yasser trabalha clandestinamente como empreiteiro para uma empresa de engenharia que está “reformando” ruas, de alguns bairros de Beirute.
Ele tenta conversar com Toni sobre o problema da varanda que ocasionou o problema, mas ao invés de amenizar a situação, tudo piora, quando o libanês diz algumas palavras que ofendem profundamente Yasser.
Os dois que tem temperamentos fortes e não baixam a guarda, e um simples pedido de desculpas, para eles é impossível.
Cada vez que um tenta se aproximar do outro, a situação complica. E complica tanto que passa a ser um caso de tribunal com visibilidade nacional.
O diretor Ziad Doueiri fez esse filme baseado em fatos que ocorreram com ele mesmo. Ele é libanês e sabe como explicar, o que significa a convivência entre povos que tem rixas antigas.
Ziad entrega um filme dinâmico, com ótimas fotografia e montagem, e conta ainda com excelentes atuações.
Os atores Adel Karam (Toni) e Kamel El Basha (Yasser) entregam personagens raivosos, ressentidos, um explosivo e outro contido com muita verdade.
O conflito que existe entre Toni e Yasser é uma representação de sentimentos que estão enraizados em pessoas que precisam de um pequeno estopim para colocar para fora, rios de emoções que podem ser das mais variadas.
São dois homens que representam duas ideias, dois credos, duas religiões.
O Líbano tem uma expressiva produção de filmes (muito bons) e festivais, apesar de não ser conhecido do grande público. Quem sabe agora com a indicação ao Oscar, ganhe mais espaço nas salas de cinema e no gosto do público. Recomendo!

Título Original: L’Insult
Gênero: Drama
Duração: 1 hora e 53 minutos
Ano de Lançamento: 2018
Direção: Ziad Doueiri
Elenco: Adel Karam, Kamel El Basha, Rita Hayek, Christine Choueiri, Camille Salamé, Diamand Bou Abboud, Julia Kassar.


RITA VAZ

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Godzilla e Kong: O Novo Império" por Rita Vaz

  Estreia nesta quinta-feira o filme “Godzilla e Kong: O Novo Império”, sob comando do diretor Adam Wingard (“Godzilla vs Kong”, “Death Note...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba