Filme de estreia da diretora Cristiane Oliveira chegará ao
circuito em 2017
MULHER DO PAI, de Cristiane
Oliveira, recebeu mais um prêmio: O filme foi o escolhido pela Abraccine
(Associação Brasileira de Críticos de Cinema) como o melhor filme da 40a
Mostra Internacional de Cinema. Premiado também no Festival do Rio com os
troféus de Melhor Direção e Melhor Fotografia e atriz coadjuvante, o longa
conta a história de Ruben (Marat Descartes) e Nalu (Maria Galant), pai e filha
que precisam reaprender a se relacionar após a morte da avó da menina.
Com estreia prevista para 2017, MULHER DO PAI é uma coprodução Brasil – Uruguai, produzido pela Okna Produções com a Transparente Filma e distribuído pela Vitrine Filmes. A parceria de sucesso com o país vizinho trouxe talentos uruguaios renomados internacionalmente, como o consultor de arte Gonzalo Delgado (diretor de arte do filme “Whisky”, de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella); o técnico de som Raúl Locatelli (“Luz Silenciosa”, de Carlos Reygadas); o diretor de produção Diego Fernandez (“Whisky”); a atriz Verónica Perrotta (“Whisky” e “Acné”, de Federico Veiroj); e o ator Jorge Esmoris (“Artigas: La Redota”, de César Charlone).
Primeiro longa-metragem de Cristiane Oliveira, o filme foi todo rodado no interior do Rio Grande do Sul na fronteira com o Uruguai, em uma vila de funcionários das estâncias de gado. Além de consertar estradas e fazer melhorias na região, a produção pôde proporcionar trabalho remunerado para as mulheres do local. Como a cidade vive basicamente da cultura do gado, que oferece pouco espaço para a mulher, muitas delas acabam se dedicando exclusivamente à casa e à família. As mulheres são uma constante na obra da diretora e roteirista, que realiza seu primeiro longa com protagonista feminina e conta com diversas mulheres nas funções chaves de equipe.
Sinopse
Quando Ruben percebe que a filha Nalu, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme com a chegada de Rosario, uma atraente uruguaia, que ganha espaço na vida de ambos.
Sobre a diretora
Nascida em Porto Alegre, estreou na direção com o curta “Messalina" (2004), exibido na competição oficial dos Festivais do Rio, Gramado e Brasília. Nesses últimos ganhou o Kikito de Prêmio Especial do Júri e os Candangos de Melhor Roteiro e Atriz. O filme recebeu outros dez prêmios pelos mais de 20 festivais que participou mundo afora. De lá para cá, Cristiane dirigiu outros dois curtas ("Hóspedes", 2008 e "Portualleria", 2007) e atuou como assistente de direção, roteirista (como do longa "Nove Crônicas para um Coração aos Berros", de Gustavo Galvão, premiado pelo júri da FIPRESCI no Festival Internacional do Uruguai) e produtora (como do longa "Ainda Orangotangos", de Gustavo Spolidoro, Melhor Filme no Festival de Milão). Atualmente, Cristiane prepara outros dois projetos de longa que foram premiados em editais de desenvolvimento: O Luto de Joana, no Prodav do FSA, e Antes que a Música Pare, no edital de projetos Brasil-Itália.
Com estreia prevista para 2017, MULHER DO PAI é uma coprodução Brasil – Uruguai, produzido pela Okna Produções com a Transparente Filma e distribuído pela Vitrine Filmes. A parceria de sucesso com o país vizinho trouxe talentos uruguaios renomados internacionalmente, como o consultor de arte Gonzalo Delgado (diretor de arte do filme “Whisky”, de Pablo Stoll e Juan Pablo Rebella); o técnico de som Raúl Locatelli (“Luz Silenciosa”, de Carlos Reygadas); o diretor de produção Diego Fernandez (“Whisky”); a atriz Verónica Perrotta (“Whisky” e “Acné”, de Federico Veiroj); e o ator Jorge Esmoris (“Artigas: La Redota”, de César Charlone).
Primeiro longa-metragem de Cristiane Oliveira, o filme foi todo rodado no interior do Rio Grande do Sul na fronteira com o Uruguai, em uma vila de funcionários das estâncias de gado. Além de consertar estradas e fazer melhorias na região, a produção pôde proporcionar trabalho remunerado para as mulheres do local. Como a cidade vive basicamente da cultura do gado, que oferece pouco espaço para a mulher, muitas delas acabam se dedicando exclusivamente à casa e à família. As mulheres são uma constante na obra da diretora e roteirista, que realiza seu primeiro longa com protagonista feminina e conta com diversas mulheres nas funções chaves de equipe.
Sinopse
Quando Ruben percebe que a filha Nalu, aos 16 anos, já é uma mulher, uma perturbadora proximidade surge entre os dois. O estranhamento inicial dá lugar ao ciúme com a chegada de Rosario, uma atraente uruguaia, que ganha espaço na vida de ambos.
Sobre a diretora
Nascida em Porto Alegre, estreou na direção com o curta “Messalina" (2004), exibido na competição oficial dos Festivais do Rio, Gramado e Brasília. Nesses últimos ganhou o Kikito de Prêmio Especial do Júri e os Candangos de Melhor Roteiro e Atriz. O filme recebeu outros dez prêmios pelos mais de 20 festivais que participou mundo afora. De lá para cá, Cristiane dirigiu outros dois curtas ("Hóspedes", 2008 e "Portualleria", 2007) e atuou como assistente de direção, roteirista (como do longa "Nove Crônicas para um Coração aos Berros", de Gustavo Galvão, premiado pelo júri da FIPRESCI no Festival Internacional do Uruguai) e produtora (como do longa "Ainda Orangotangos", de Gustavo Spolidoro, Melhor Filme no Festival de Milão). Atualmente, Cristiane prepara outros dois projetos de longa que foram premiados em editais de desenvolvimento: O Luto de Joana, no Prodav do FSA, e Antes que a Música Pare, no edital de projetos Brasil-Itália.
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