Mostra "O Faroeste Al Dente de Sergio Leone" - Mia Cara Curitiba 2015


O Mia Cara Curitiba, evento anual de cultura italiana, costuma trazer na programação atividades voltadas ao cinema. Este ano não é diferente, e está programada uma mostra, inclusive com direito a show musical, de filmes de faroeste do famoso diretor italiano Sergio Leone.
É a Mostra “O Faroeste Al Dente de Sergio Leone”.

O “al dente” é aquele mesmo das receitas de macarrão. Faz referência aos Spaghetti Western, apelido carinhoso com que foram conhecidos os filmes de faroeste feitos na Itália. O faroeste é um gênero cinematográfico desenvolvido no cinema americano, e poucos outros cinemas nacionais tiveram uma produção sistemática de filmes do gênero. Inspirados no western, mas trazendo marcas próprias, o cinema italiano foi umas das poucas exceções, trazendo diversos filmes, muitos deles tão conhecidos como os americanos. E Sergio Leone é o diretor mais aclamado do cenário dos Spaghetti Western.

A Mostra terá abertura com uma apresentação musical da Orquestra à Base de Corda de Curitiba. Com projeções de cenas e clipes de filmes de Sergio Leone, a Orquestra tocará músicas das trilhas sonoras, que são tão famosas quanto os próprios filmes. Em seguida, haverá um bate-papo com a presença do crítico de cinema Marden Machado, o cineasta Marcos Jorge e o curador Antonio Cava. 

A abertura vai acontecer no Auditório Poty Lazarotto do Museu Oscar Niemeyer em 23 de maio de 2015, sábado, a partir de 16h00, com entrada gratuita.
E os filmes serão exibidos na Cinemateca de Curitiba, também com entrada gratuita.


Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba