Festival Internacional de Cinema da Bienal realiza mostra dirigida ao público infanto-juvenil




Buscando despertar o interesse e envolvimento de crianças e jovens com o cinema, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) realiza pela primeira vez uma mostra dedicada diretamente ao público infanto-juvenil, a Universo Z. Dentro deste universo, o FICBIC preparou, além das exibições de filmes, programas de aproximação entre o cinema e escolas.

A curadoria da mostra é assinada por Minom Pinho, sócia-diretora da Casa Redonda Cultural e produtora-executiva de filmes como “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky. Dentre os filmes selecionados, está a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que recebeu o principal prêmio do Festival de Annecy, evento francês considerado "o Cannes da animação".

Um destaque da Universo Z é o material pedagógico disponibilizado pela Bienal no site do festival que traz textos com abordagens específicas para a sala de aula a fim de promover debates e reflexões acerca dos temas de cada filme.

Os programas de aproximação do público estudantil são o Escola Vai ao Cinema, no qual o FICBIC se responsabilizou por levar diversas escolas da rede municipal às salas de cinema e o Cinema Vai à Escola, que leva os equipamentos e uma equipe para exibições de cinema para dentro do Colégio Estadual do Paraná e do Instituto de Educação do Paraná.

Além das atividades a serem realizadas durante o festival, o FICBIC já trabalha desde agosto com o Programa Comunidade Escola que é realizado por meio de encontros semanais que acontecem até 29 de novembro.  

Sobre o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba
Realizado há 20 anos dentro da programação da Bienal de Curitiba, o Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FICBIC) passa a ser anual a partir de 2014. Serão mais de cem filmes exibidos entre curtas, longas e documentários nacionais e estrangeiros em uma programação totalmente gratuita. Além dos filmes, o festival conta com seminários, workshop, exposição de arte e ações sociais levando o cinema às escolas públicas. O Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba 2014 é organizado pela Bienal Internacional de Curitiba em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Paraná e Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e conta com apoio da Universidade Federal do Paraná e a Universidade Estadual do Paraná e Ministério da Cultura do Governo Federal por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Festival Internacional da Bienal de Curitiba – FICBIC 2014
Data: de 28 de outubro a 8 de novembro
Locais: Cine Guarani (Portão Cultural), Espaço Itaú de Cinema (Shopping Crystal), Cinemateca de Curitiba, Sesc Paço da Liberdade, Auditório Brasílio Itiberê, Equipamentos do Portal do Futuro.
Patrocínio: Petrobras e Copel
Promoção: Gazeta do Povo, Mundo Livre FM e RPC TV

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba