Cineclube Sesi apresenta os filmes clássicos de Fritz Lang




A visão de mundo do austríaco Fritz Lang permeia as sessões de setembro do Cineclube Sesi. Sob a curadoria de Miguel Haoni, o ciclo dedicado ao cineasta é formado pelas exibições de “O Homem que Quis Matar Hitler” (no dia 04/9), “Quando Descerem as Trevas” (11), “Só A Mulher Peca” (18) e “Desejo Humano” (25), sempre às 19h30. As sessões gratuitas ocorrem no Centro Cultural Sistema Fiep.

Nascido em 1890, Lang iniciou a sua carreira em 1919 dentro do cinema silencioso alemão e é conhecido por ser um dos precursores do film noir. “Por suas obras serem, em grande maioria, produzidas nos EUA, o cineasta foi injustiçado por críticos europeus por muito tempo, mesmo que seus longas imprimissem visões muito coerentes sobre o planeta”, explica Miguel.

Em "O Homem que quis matar Hitler" (1941), por exemplo, Lang conta a história de um jovem que chega a Bavária para matar Hitler, mas é impedido por um soldado. Sua intensidade foi reafirmada quando o longa entrou para a lista dos 1000 melhores filmes de todos os tempos do New York Times.

O austríaco explora outras temáticas também em “Quando Descerem as Trevas”, com uma pitada de espionagem, e “Só a Mulher Peca”, que é conhecido por ser um dos primeiros filmes de Marylin Monroe como protagonista. A programação inclui ainda a exibição de “Desejo Humano”, refilmagem do clássico homônimo de 1930 produzido por Jean Renoir. Ambos se inspiraram em “A Besta Humana”, do escritor francês Émile Zola.

As exibições dos filmes acontecem na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200, Centro – Curitiba – PR) e são seguidas de debates. A entrada é franca com vagas limitadas por ordem de chegada. Mais informações pelo site www.sesipr.org.br/cultura.

Serviço:
Cineclube Sesi – Fritz Lang
Local: Centro Cultural Sistema Fiep – Sala Multiartes - Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - Curitiba/PR
Datas e horários: quintas-feiras, às 19h30
Ingresso: gratuito

04/09 – “O Homem Que Quis Matar Hitler” (1941, 105 minutos). Classificação: 14 anos
11/09 – “Quando Descerem as Trevas”. 1944, 83 minutos, 14 anos.
18/09 – “Só a Mulher Peca”. 1952, 105 minutos, 14 anos.
25/09 – “Desejo Humano”. 1954, 91 minutos, 14 anos.

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Guerra Civil" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira o filme “Guerra Civil” dirigido pelo cineasta Alex Garland (“Ex-Machina”, “Men – Faces do Medo”). O longa, apre...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba