Minha Opinião Sobre o Filme "Planeta dos Macacos: O Confronto"




Espetacular é a palavra que encontro para exemplificar essa continuação que eu considero uma das melhoras franquias dos últimos tempos, mesmo sendo ela o prólogo de uma história já contada. 

Não são só pelos seus extraordinários efeitos visuais, suas surpreendentes atuações, pelo incrível visual do filme, é também pela discussão que ela provoca dentro do que é certo e errado, da moral e da ética.

Passados dez anos desde que César fugiu com os outros macacos para uma floresta próxima a São Francisco, é a população humana que sofre.

Após ser atingida por um vírus da gripe símia (que foi criada por humanos), praticamente foi dizimada, vive o caos em um mundo apocalíptico e não gosto nada dos primatas. 

A população que ainda vive em São Francisco não tem energia elétrica e um pequeno grupo liderado por Malcolm é enviado à floresta para tentar reativar uma usina.

Para isso ele terá que entrar em contato com os macacos. Mal ele sabe que encontrará uma sociedade símia organizada, com hierarquia, célula familiar e aprendizado constante.

César é o líder deles, e é muito fácil identificá-lo. Basta olhá-lo e perceber que ele tem a postura e o respeito que um líder exige.

O que vemos a partir daí é um grande embate não só entre humanos e primatas, mas deles entre si, lutando por liderança, poder e vingança.

Outro fator que impressiona no filme, é como ele foi feito.

A dúvida de que se aqueles macacos são reais ou não fica o tempo todo na cabeça, pois eles são criados com um cuidado extremo.

Mas acredite, eles são feitos por atores reais que tem seus movimentos capturados (motion capture), e aí transformados. Logicamente que a população maior de símios, aquela que faz a “figuração” é computação gráfica, mas também parece real.

Enfim, um filme visualmente perfeito, com um ótimo roteiro, diálogos surpreendentes e atuações dignas de um Oscar. 

Para quem gosta de ação e ficção, super recomendo! 


Título Original: Dawn of the Planet of the Apes
Gênero: Ação/Ficção
Duração: 2 horas e 11 minutos
Ano de Lançamento: 2014
Direção: Matt Reeves
Elenco: Andy Serkis, Jason Clarke, Gary Oldman, Keri Russel, Toby Kebbel, Kodi Smit-McPhee, Judy Greer, Jocko Sims.
 

Nenhum comentário:

Confira Novo Teaser e Pôster Especial de “O HOMEM DOS SONHOS”

O Homem dos Sonhos, protagonizado por Nicolas Cage, ganhou um novo teaser e um pôster especial ilustrado pelo artista gráfico inglês River C...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba