Índios Comemoram seu Dia no Cinema

 
Com pinturas típicas, cocares, arcos e outros elementos de sua cultura, um grupo de dez índios da etnia Fulni-ô, de Pernambuco, vai ao cinema nesta quinta-feira (18), às 19h em Curitiba, no Cinesystem do Shopping Total. Após o filme, vão agradecer realizando cantos e danças tradicionais. Peças de seu artesanato também serão comercializadas no local, a partir das 17h.
Programada para a véspera do Dia do Índio, a ação é realizada em parceria pela Organização Tekoá, que presta assistência aos indígenas, rede Cinesystem e Shopping Total. O objetivo é a divulgação cultura da etnia.
Esta será a segunda vez que este grupo de índios vai ao cinema. A primeira foi no ano passado, também no Cinesystem Total. Naquela ocasião, assistiram sessão de “Xingu”, que conta a história da criação do Parque Nacional de mesmo nome. Este ano, escolheram um filme de ação.
Os índios, liderados por Towê-Fulni-ô, vivem em Águas Belas, interior de Pernambuco. Eles visitam Curitiba com frequência, há mais de dez anos, num intercâmbio que começou com feiras de artesanato que eram realizadas no Parque Barigui. Com apoio da Organização Tekoá, voltado ao trabalho voluntário de apoio a povos indígenas, eles estão na cidade realizando apresentações de dança em várias escolas, grupos de escoteiros e outros espaços da cidade. Também vendem seus artesanatos tradicionais.
Por meio de um contato feito pela organização indigenista com a Rede Cinesystem e o Shopping Total, surgiu a ideia de realizar uma nova sessão para os índios. O Cinesystem cedeu os ingressos. O Shopping destinará um espaço para a apresentação de dança e exposição e venda dos artesanatos. Em contato direto com o público, os índios vão comercializar produtos como colares, cocares, arcos, flechas, bordunas e enfeites.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba