Algumas Curiosidades do Oscar 2013

- Indicado na categoria melhor trilha sonora por "Lincoln", John Williams alcança com esta edição 48 indicações ao Oscar. Apenas Walt Disney o supera na história desse prêmio, com 59 indicações. Woody Allen é o segundo artista vivo com mais indicações, 23.


- Emmanuelle Riva, de 85 anos, é a atriz mais idosa da história do Oscar a competir como melhor atriz. Neste domingo, ela enfrentará Quvenzhane Wallis, de 9 anos, por sua vez a atriz mais jovem a disputar um Oscar.

- "Amor" é o quinto filme a ser indicado tanto como melhor filme como melhor filme estrangeiro. Isso aconteceu com "Z", de Costa-Gavras, "Os Imigrantes", de Jan Troell, "A vida é bela", de Roberto Benigni, e "O tigre e o dragão", de Ang Lee. Todos estes filmes, exceto "Os Imigrantes", que perdeu nas duas categorias, ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro.

- Caso vença, Emmanuelle Riva se unirá ao grupo de cinco atores e atrizes vencedores de um Oscar por um papel falado em outro idioma que não o inglês: Sophia Loren, Robert De Niro, Roberto Benigni, Benicio Del Toro e Marion Cotillard. A esta lista se soma a atriz surda Marlee Matlin, cujo papel em "Os filhos do silêncio" foi interpretado totalmente através da linguagem dos sinais. E quanto a Jean Dujardin, ganhador em 2012 por "O Artista", seu papel era de um ator na época do cinema mudo.

- "O lado bom da vida" é o primeiro filme desde "Reds", de Warren Beatty (1981), a competir tanto como melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, e nas quatro categorias de interpretação.

- Kathleen Kennedy e Steven Spielberg são os produtores mais indicados da história do Oscar, com 8 indicações cada um.

- Com sua indicação por melhor filme como produtor, George Clooney compartilha com Warren Beatty o privilégio de ter sido indicado nas categorias melhor filme, ator, roteirista e direção ao longo de sua carreira.

Nenhum comentário:

A VIDA INVISÍVEL no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

  Produzido por Rodrigo Teixeira, da RT Features, A VIDA INVISÍVEL teve sua estreia mundial no Festival de Cannes de 2019, no qual conquist...