Cineclube Sesi exibe filmes franceses contemporâneos em agosto



Acontecem neste mês mais quatro sessões do Cineclube Sesi. Em parceria com a Aliança Francesa e apoio do Instituto Français, Cinemateca da Embaixada da França no Brasil no Brasil e Processo Multiartes, as exibições dos filmes serão na Sala Multiartes do Centro Cultural Sistema Fiep. Após as sessões, haverá discussões em língua francesa.
A seleção de filmes franceses teve a curadoria de Lucas Murari, do Coletivo Atalante. “O recorte apresentado nesta seleção de filmes franceses contemporâneos busca explicitar a variedade de riquezas de um dos cinemas mais relevantes e originais do mundo”, afirma Lucas. A seleção reúne quatro títulos produzidos de 1994 a 2009, com obras que vão desde um decano recém-falecido (Claude Chabrol) a novos autores-experimentadores (Philippe Grandieux).
No dia 09 (quinta-feira), às 19h30, acontece a primeira exibição da série: “Um Lago” (2009), de Philippe Grandrieux. “O filme lança um olhar radical sobre a desconstrução familiar. A diretora, Catherine Breillat, é o exemplo de “feminização” que atingiu o cinema francês nas últimas décadas. A França, historicamente falando, sempre teve mulheres que se dedicavam a realização. Germaine Dulac e Agnés Varda são duas cineastas bem ousadas e renomadas em seus respectivos períodos, porém, permaneceram praticamente sozinhas nesse universo. De uns anos para cá é visível o aumento de mulheres encabeçando os filmes: Claire Denis, Noémie Lvovsky, Valérie Donzelli”, finaliza Murari.
Confira as datas e filmes exibidos:
Data: 09/08, às 19h30
Exibição e debate do filme: “Um Lago” (2009), de Philippe Grandrieux
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Data: 16/08
Exibição e debate do filme: “Barba Azul” (2009), de Catherine Breillat
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Data: 23/08
Exibição e debate do filme: “Nasci de Uma Cegonha” (1999), de Tony Gatlif
Duração: 80 minutos
Classificação: 16 anos
Data: 30/08
Exibição e debate do filme: “Ciúme, o Inferno do Amor Possessivo” (1994), de Claude Chabrol
Duração: 100 minutos
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário:

Estrela de "A Hora da Estrela", Marcélia Catarxo Revisita Universo Lírico de Clarice Lispector em LISPECTORANTE

Inspirado no universo literário da escritora Clarice Lispector, LISPECTORANTE chega aos cinemas em 8 de maio, narrando a história de uma art...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba