Filme - "Lula - O Filho do Brasil"


A história do homem mais importante no Brasil atualmente. A biografia do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Baseado no livro homônimo, escrito pela jornalista Denise Paraná, e dirigido por Fábio Barreto, o filme conta como foi a vida do menino Lula, desde sua infância humilde no interior de Pernambuco, até quando ele se torna um respeitado líder sindicalista.
O mais interessante dessa narrativa é que o enfoque não fica somente no futuro presidente, mas também na figura de sua mãe.
Dona Lindu, uma mulher humilde, analfabeta, sábia, mãe acima de tudo, com sete filhos, com uma coragem digna de grandes mulheres, um amor que vai além das possibilidades de uma explicação, o amor de mãe.
O ano é de 1945, e menos de um mês após Aristides, o marido de dona Lindu partir para São Paulo com uma mulher mais nova, ela dá à luz ao seu sétimo filho: Luiz Inácio da Silva, que é apelidado de Lula.
Dona Lindu, mesmo sofrendo e sem a quem recorrer, cuida da família sozinha. Depois de alguns anos, Aristides reaparece trazendo no colo outra filha e levando consigo o filho mais velho.
Em 1952 a família recebe uma carta do pai, dizendo que era para vender tudo e ir ao encontro dele. Dona Lindu cumpre a sua tarefa e depois de muitos dias de viagem com a família em um caminhão pau de arara, chega ao seu destino e descobre que a carta era falsa.
A família passa a viver em Santos e precisa conviver com os maus tratos do pai, que além de violento, é alcoólatra.
Apesar de tudo, dona Lindu consegue superar tudo e encaminhar os filhos para o estudo, principalmente Lula, que devido a vários percalços da vida, acaba se interessando pelo sindicato dos metalúrgicos e torna-se um de seus maiores líderes.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba