"Ensaio Sobre a Cegueira" Chega às Lojas Com Recurso Para Deficientes Visuais


Depois da ótima performance nos cinemas, o filme Ensaio Sobre a Cegueira, baseado no romance de José Saramago, chega às lojas de todo o país em oito de abril. O DVD, lançamento da Fox Home Entertainment, proporcionará a inclusão de deficientes visuais, pois oferece o recurso da audiodescrição, realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, extras como Uma Visão da Cegueira; Trilha Sonora - Uakti; Cenas Excluídas também poderão ser conferidos. A capa do DVD terá a informação, em braile, de que o recurso da audiodescrição está disponível.

Co-produção Brasil, Japão e Canadá, o longa tem direção de Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel e Cidade de Deus) e reúne um elenco internacional com nomes como Julianne Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Gael Garcia Bernal, Danny Glover, entre outros.

Audiodescrição
O recurso consiste na narração clara e objetiva de aspectos importantes que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais que comuniquem algo, detalhes sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos e qualquer informação escrita na tela.

A audiodescrição possibilita que a pessoa portadora de deficiência visual desfrute integralmente da obra, captando a subjetividade na narrativa da mesma forma que alguém que enxerga. As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante.

Nenhum comentário:

Lifetime Movies exibe programação especial de quatro dias em comemoração ao Dia Internacional do Livro

LIVROS, CÂMERA, AÇÃO! apresenta produções inspiradas em sucessos literários a partir do dia 23/4 O Jardim dos Esquecidos ESPECIAL DIA INTER...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba