Cartola Para Todos


Entre 1998 e 2008, o músico e produtor Alvaro Fernando gravou 13 músicas do compositor carioca Cartola (1908-1980) com 36 artistas de estilos e gerações diferentes, escolhidos dentre os que passaram pelo estúdio de som do qual é sócio, o VU em São Paulo, um dos mais renomados do país.
"Quem dera Cartola pudesse ouvir o CD..." diz o produtor "pois foi realizado de uma maneira única, imensamente respeitosa, mas contemporânea, em que se ressalta o encontro do capricho com a simplicidade. Aos poucos fui chamando os músicos, elaborando os arranjos e a concepção de cada faixa. Fiz tudo com muita calma e livre da pressa típica dos estúdios de som. Essa tranqüilidade passou para os músicos a possibilidade de cada um tocar Cartola ao seu modo, como se montassem um quebra-cabeças com o rosto rejuvenescido do mestre do samba. Queria um CD novo e refrescante com as músicas dele de que mais gosto, pensando sempre em fazer algo que Cartola admirasse !”
Não faltam nomes consagrados – como Paulo Moura, Teco Cardoso, Zeca Assumpção, Marcos Suzano, Lelo Nazário, Toninho Ferragutti, Wanda Sá, Tobias da Vai-Vai, Enok Virgulino, Mario Manga, Camilo Carrara , entre tantos outros, nessa interpretação surpreendente da música de Cartola. Ao lado deles, uma nova geração de vocalistas e instrumentistas revelados na noite e nos estúdios paulistanos: Emerson Villani, Bluebell, Rica Caveman, Marcelinho Szmid, Edson Montenegro, Webster Santos, Marcos Matolli, Graça Cunha e outros.
O inovador projeto gráfico, que se desdobra em três dimensões quando aberto, apresenta um cenário estilizado de um morro carioca e da casa em que Cartola viveu. O livreto traz a ficha técnica completa além de todas as letras das músicas.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba