Revista Discurso n.37 - A Música e a Filosofia


A revista Discurso traz, em seu número 37, um texto inédito de Antonio Candido, “Da importância de não ser filósofo”, sobre o professor de filosofia Jean Maugüé, integrante da Missão Francesa que ajudou a construir a Universidade de São Paulo e que, ao contrário de nomes como Lévi-Strauss e Fernand Braudel, não se tornou célebre ao retornar para a Europa. Para o crítico literário, no entanto, Maugüé foi igualmente fundamental para os jovens estudantes da USP que, como ele, Candido, não desejavam ser filósofos.
O tema central da edição é a relação entre a música e filosofia. Por meio dos conceitos desenvolvidos desde os antigos filósofos, como Platão, até os críticos do século XX, como Adorno, a música é interpretada desde o silêncio até a palavra – para Nietzsche, que tem um fragmento traduzido para esta edição, “a música de cada povo começa inteiramente em aliança com a lírica e, muito tempo antes de se poder pensar em uma música absoluta, ela percorre nessa união os mais importantes degraus de sua evolução”.
A revista conta ainda neste número com colaborações de Jorge de Almeida (“Filosofia da música e crítica musical em Theodor Adorno”), Vladimir Safatle (“Fetichismo e mimesis na filosofia da música adorniana”) e Roosevelt Araújo da Rocha Júnior (“Música e Filosofia em Platão e Aristóteles”), entre outros.

Nenhum comentário:

CineSesc de 25.04 a 1.05

                                                                   La Chimera e Dorival Caymmi são destaques no CineSesc   A semana conta co...

Olhar de Cinema Festival Internacional de Curitiba