Filme “Eu, Palhaço” tem pré-estreia para escola pública de Curitiba (PR)

Protagonizado por Mauro Zanatta e Milena Ricato, curta-metragem terá exibições e oficinas para alunos do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa

Os atores Mauro Zanatta e Milena Ricato integram o elenco do curta curitibano "Eu, Palhaço"

(Crédito:  Gabriel Rodriguez)

Com roteiro e direção de Arthur Santarosa, o curta-metragem “Eu, Palhaço” terá uma pré-estreia especial em Curitiba (PR). Estudantes do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa serão os primeiros espectadores da obra cinematográfica gravada pelas ruas da capital paranaense. As exibições ocorrem na manhã desta quinta-feira (23) e sexta-feira (25) e serão seguidas por oficinas de audiovisual.

Protagonizado pelos atores Mauro Zannatta e Milena Ricato, “Eu, o Palhaço” une linguagem cinematográfica com elementos de teatro, clown e palhaçaria para refletir sobre o cotidiano do sistema utilitarista e as relações humanas. O roteiro busca explorar a potencialidade e a importância das relações interpessoais em nossas vidas. "Seja através de contrastes, aproximações, distinções e de diferenças, nos identificamos no mundo como sujeitos singulares através, também, da existência do outro”, explica Arthur Santarosa.

A exibição será para alunos do segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Após as sessões, eles irão participar de oficinas que irão mostrar o processo de produção do filme, assim como ensinar conceitos audiovisuais para iniciantes. Integrantes da própria equipe do curta-metragem irão ministrar o curso de curta duração.

A iniciativa faz parte uma contrapartida social do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura de Curitiba, na modalidade Mecenato Subsidiado de 2024/2025 em que o projeto cinematográfico foi contemplado. A obra é uma realização da Void Films Company, com a produção executiva de Gustavo Piaskoski.


Filme surgiu na sala de aula

A ideia para o curta surgiu, justamente, ao lado do protagonista, Mauro Zannatta. Durante um curso ministrado pelo ator e diretor no Espaço Excêntrico, Arthur Santarosa, que também é ator, percebeu que a proposta poderia ganhar as telas. “Tudo começou a partir de uma esquete de palhaçaria em 2019”, relembra. “O processo de escrita do roteiro foi fortemente direcionado para criar uma estética que produzisse o cômico através do absurdo”, detalha.

“Eu, Palhaço” narra a história do Homem de Terno, um sujeito comum, imerso em um cotidiano utilitarista, com uma rotina monótona. Ser um homem assíduo e dedicado ao trabalho são características que reverberam em todas as relações da vida do protagonista. Mas quando uma palhaça aparece, um outro mundo, bem diferente, passa a surgir na vida desse trabalhador.

Após a pré-estreia, o diretor pretende levar o curta-metragem para circulação em circuito de festivais de cinema.


SERVIÇO:

Filme Eu, Palhaço - pré-estreia e oficina

Quando: Quinta-feira (23) e sexta-feira (25)

Horário: a partir das 9h

Local: Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa

Endereço: Av. Iguaçu, 3012 - Água Verde. 


SAIBA MAIS

Premiado

Diretor, produtor, ator e palhaço, Arthur Santarosa é bacharel em Teatro pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, e formado em Cinema pelo Centro Europeu.  Atuou no espetáculo musical "O Despertar da Primavera", no curta-metragem "Formigas", projeto audiovisual contemplado em Edital de Fomento à Cultura via Lei Aldir Blanc (2020), e no espetáculo "O Inspetor Geral", do Grupo de Teatro Universitário Tanahora que integrou a programação do Festival de Teatro de Curitiba (2019). No Espaço Excêntrico, realizou o curso de comédia para atores e não atores da Escola do Ator Cômico, incluindo técnicas de clown e palhaçaria.

Eu, o Palhaço – curta-metragem

Ficha Técnica:

Realização: Void Films Company

Roteiro e Direção: Arthur Santarosa

Produtor Executivo: Gustavo Piaskoski

1º AD: João Pedro Rodriguez

2º AD: Angelica Bueno

Direção de Produção: Terceira Margem (Marianna Holtz)

Estagiária de produção: Pam Oliveira

Diretor de Fotografia: Filipe Parolin

1º AC e DOP: Jordão Pires

2º AC: Daniel Pires

Gaffer: João Drummont

Assistente de gaffer: Leonardo Plets

Diretor de Arte: Victor Alonso

Figurino: Giovane Reynard

Figurino Palhaça: João Vitor Cordeiro

Make: Mayara Nassar

Assistente de maquiagem: Fabi Rocha

Operação e Edição de Som: Bruno Ito

Montador: Bic Rafagnin

Colorista: Lucas Kosinski

Trilha Sonora: Maycon Ananias

Making of: Gabriel Rodriguez

Logger: Christian Antunes Almeida

Elenco: Mauro Zanatta, Milena Ricato

Elenco coadjuvante: Cida Rolim, Lucas Screamin, Alysson Lopes

Assessoria de imprensa: Lídia Ferreira / Naiá Projetos

Nenhum comentário:

Crítica Filme "Michael" por Rita Vaz

Estreia nesta quinta-feira um dos filmes mais aguardados do ano, “Michael”, com direção do cineasta Antoine Fuqua, que tem em seu currículo ...