“Pasárgada” estreia no Canal Brasil em celebração aos 40 anos de carreira de Dira Paes

 
Cena de “Pasárgada”. Dira Paes e Simone Zuccolotto. Fotos: Divulgação

A atriz Dira Paes completa 40 anos de carreira este ano e, para celebrar, o Canal Brasil preparou uma programação especial no dia 4 de julho, a partir das 18h45. Além da estreia de “Pasárgada”, dirigido, escrito e estrelado por Dira, também irão ao ar uma entrevista inédita no Cinejornal, apresentado por Simone Zuccolotto, entre outros filmes e programas que marcaram sua trajetória no cinema.

“Pasárgada” acompanha a bióloga e ornitóloga Irene (Dira Paes), de 50 anos, que leva uma vida solitária enquanto desenvolve seu projeto de pesquisa na Mata Atlântica, no Arraial do Sana, região serrana carioca. Ela descobre uma nova visão de vida quando conhece Manuel (Humberto Carrão), um jovem guia que fala a língua dos pássaros. O filme denuncia o tráfico de animais e a exploração da natureza, além de investigar a importância da conexão dos indivíduos com o meio ambiente, refletindo sobre o impacto das ações humanas na biodiversidade. O longa levou o Kikito de Melhor Desenho de Som (Beto Ferraz) na Mostra Competitiva de Longas-Metragens Brasileiros da 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado, em 2024.

A Maratona Dira Paes também exibe os longas-metragens: “Ele, o Boto” (1987), de Walter Lima Jr.; “Corisco & Dadá” (1996), de Rosemberg Cariry; “Amarelo Manga” (2002), de Cláudio Assis; “Divino Amor” (2019), de Gabriel Mascaro; “Estamos Juntos” (2011), de Toni Venturi; “A Grande Família - O Filme” (2007), de Mauricio Farias; “Ó Paí, Ó” (2007), de Monique Gardenberg; e “2 Filhos de Francisco” (2005), de Breno Silveira.

O acervo do Canal Brasil também apresenta uma série de entrevistas da atriz que integram a maratona: Tarja Preta: Selton e Dira Paes (2005); Sangue Latino (2014); Espelho: Lázaro Ramos e Dira Paes (2017); O País do Cinema - Amarelo Manga (2016); O País do Cinema – Divino Amor (2020); TransMissão: Linn da Quebrada e Jup do Bairro com Dira Paes (2020); Novos Nomes em Cena: Paulo Betti e Dira Paes (2005); A Arte do Encontro: Tony Ramos e Dira Paes (2016); O Papel da Vida: Marina Person e Dira Paes – 2 Filhos de Francisco (2014) e Baú de Histórias: Dira Paes (2018).


Carreira de Dira Paes: cinema e ativismo social

Natural de Abaetetuba (PA), Dira Paes, 55 anos, é uma das atrizes mais consagradas da sua geração no cinema, na televisão e no teatro. No final da década de 1980, ela começou com trabalhos pontuais na TV, como na minissérie “Carne de Sol” (1986), na Band, e na novela “Araponga” (1990), na Globo. Em 1995, ganhou destaque com a personagem índia Potira no remake de “Irmãos Coragem”. No início dos anos 2000 despontou sua carreira com o seriado “A Diarista” (2004 a 2007) e as novelas “Caminho das Índias” (2009) - que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Arte Qualidade Brasil 2009 -, “Ti Ti Ti” (2010), “Fina Estampa” (2011) e “Salve Jorge” (2012). A extensa carreira no cinema também se popularizou com os filmes “Corisco & Dadá” (1996), “2 Filhos de Francisco” (2005), “O Casamento de Louise “(2001) e “Amarelo Manga” (2002). Entre seus últimos trabalhos recentes, Dira atuou nos longas-metragens “Ó Paí, Ó 2” (2023), “Manas” (2023), que já conquistou 20 prêmios em festivais ao redor do mundo, e "Pureza" (2022), baseado na história real da ativista maranhense pelos direitos humanos e combate ao trabalho escravo, Pureza Lopes Loyola, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Grande Otelo em 2023. Há 22 anos, a atriz também é ativista de causas sociais e diretora do Movimento Humanos por Direitos (MHuD) e trabalha junto a artistas, políticos e intelectuais para dar visibilidade ao combate do trabalho escravo, à degradação do meio ambiente, à luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes indígenas e quilombolas na região amazônica.


Maratona Dira Paes

Horário: Sexta, dia 4/07, a partir das 18h45

Cinejornal

Horário: Sexta, dia 4/07, às 18h45

Apresentação: Simone Zuccolotto


Pasárgada (2024) (88’) – Inédito 

Horário: Sexta, dia 4/07, às 19h

Classificação: 14 anos

Direção: Dira Paes

Sinopse: Pasárgada é a estreia de Dira Paes como diretora e roteirista. O filme traz a narrativa de Irene (Dira Paes), uma bióloga especializada em ornitologia (estudo que explora as aves). Solitária em seus 50 anos, ela está com o foco total na realização de um projeto de pesquisa no meio da floresta da Mata Atlântica, no interior do Rio. Ali, ela redescobre sua ancestralidade tropical após conhecer Manuel (Humberto Carrão), um jovem guia que fala a língua dos pássaros e traz à tona seus dilemas como mulher, mãe e profissional.


Tarja Preta: Selton e Dira Paes (2005)

Horário: Sexta, dia 4/07, às 20h30

Episódio: Selton e Dira Paes

Sinopse: Dira Paes começou a carreira cedo e acumula uma vasta lista de atuações no cinema, TV e teatro. A atriz fala da importância de filmes como Corisco e Dadá (1996) e da participação no programa "A Diarista".


Ele, o Boto (1987) (105’)

Horário: Sexta, dia 4/07, às 21h

Classificação: 16 anos

Direção: Walter Lima Jr.

Sinopse: Segundo uma lenda amazônica, em noite de lua cheia o Boto vem à terra e se transforma em humano, para seduzir e ser amado pelas mulheres e odiado pelos homens. Uma de suas conquistas é a filha de um pescador, que tem um filho com o Boto. Constantemente ele reaparece para seduzi-la e, mesmo quando ela se casa, ele continua a procurando. Isto provoca a ira do marido, que deseja matá-lo de qualquer jeito.


Sangue Latino (2014)

Horário: Sexta, dia 4/07, às 22h50

Episódio: Dira Paes                                   

Sinopse: Eric Nepomuceno recebe a atriz Dira Paes. Em uma entrevista reflexiva e intimista, a convidada fala "das mudanças de corpo e alma" ocasionadas pela maternidade, da solidão e da sua percepção do silêncio.


Corisco & Dadá (1996) (101’)

Horário: Sexta, dia 4/07, às 23h20 

Classificação: 14 anos

Direção: Rosemberg Cariry

Sinopse: Dadá foi sequestrada aos 12 anos de idade pelo cruel Capitão Corisco e passou a viver a difícil vida do cangaço. Aos poucos, surge um companheirismo entre os dois, capaz de transformar o ódio em um amor que muda a história do cangaceiro.


Espelho: Lázaro Ramos e Dira Paes (2017)

Horário: Sábado, dia 5/07, à 1h05 (madrugada de sexta para sábado)                            

Sinopse: Lázaro Ramos recebe a atriz Dira Paes, que fala sobre a pluralidade do cinema brasileiro. O envolvimento com os personagens e a preparação para encarnar papéis tão diversos são assuntos da conversa.


Amarelo Manga (2003) (100’)

Horário: Sábado, dia 5/07, à 1h30 (madrugada de sexta para sábado)

Classificação: 18 anos

Direção: Claudio Assis

Sinopse: Recife serve de cenário para uma sucessão de curtas histórias: um açougueiro que, apesar de louvar sua mulher evangélica, mantém uma amante; a fascinação de um necrófilo pela dona de um bar; e um homossexual que sonha em conquistar o açougueiro.


O País do Cinema - Amarelo Manga (2016)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 3h10 (madrugada de sexta para sábado)

Episódio: Amarelo Manga                                   

Sinopse: Fabiula Nascimento recebe Cláudio Assis e Dira Paes para um bate-papo sobre o filme “Amarelo Manga”. Com um roteiro anticonvencional, o longa apresenta um Brasil multicultural e busca desestabilizar o público.


Divino Amor (2019) (101’)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 3h35 (madrugada de sexta para sábado)

Classificação: 18 anos

Direção: Gabriel Mascaro

Sinopse: O Brasil vive uma nova era em 2027. O carnaval foi substituído por festas gospel. A tecnologia avançou para possibilitar um estado hi-tech, mas os fins dados ao progresso são temerosos. Agora, scanners são capazes de dizer o estado civil de uma pessoa, existem exames expressos de DNA e igrejas em estilo drive-thru. A burocracia neopentecostal e suas incoerências estão representadas na figura de Joana (Dira Paes), uma funcionária pública que utiliza seu trabalho para convencer casais que desejam o divórcio a continuarem juntos. O casamento com Danilo (Julio Machado) é perfeito, exceto pela falta de um filho que, apesar de diversas tentativas, teima em não vir. A fé de ambos, no entanto, sofre um golpe duro quando o casamento entra em crise e as novas liturgias são questionadas.


O País do Cinema – Divino Amor (2020)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 05h15

Episódio: Divino Amor                                

Sinopse: “Nós já estamos dentro de uma distopia e não sabíamos”. Dira Paes e Emílio de Mello, atores de “Divino Amor”, falam sobre as semelhanças do filme com o atual momento brasileiro.


Estamos Juntos (2011) (95’)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 05h45

Classificação: 14 anos

Direção: Toni Venturi 

Sinopse: Carmem é uma talentosa médica que usufrui da liberdade de São Paulo. Sua vida se dividia entre estudos, amizades e encontros amorosos. No entanto, tudo muda quando uma doença inesperada toma conta da sua vida.


TransMissão: Linn da Quebrada e Jup do Bairro com Dira Paes (2020)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 07h20                                

Sinopse: Na estreia da segunda temporada de “Transmissão”, a atriz Dira Paes fala sobre o processo intenso de revisitação de seus valores e sua eterna fuga de uma zona de conforto.


A Grande Família - O Filme (2007) (104’)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 07h35

Direção: Maurício Farias

Classificação: 10 anos

Sinopse: Lineu (Marco Nanini) sente-se mal após acompanhar o enterro de um colega de trabalho. Atordoado com a morte repentina do amigo, ele decide ir ao médico para fazer exames de rotina e, depois de uma tomografia, os especialistas acusam a existência de uma mancha escura em seu peito. Com medo de abrir o laudo do diagnóstico final, ele prefere não tomar conhecimento do resultado do teste clínico e sai do consultório certo de estar vivendo seus últimos dias. O fiscal sanitário decide esconder seu suposto fim iminente de sua esposa, Nenê (Marieta Severo), e desiste de ir ao baile que frequentam há 40 anos, quando começaram a namorar. Sua atitude, no entanto, gera grande insatisfação em seu cônjuge, e ela provoca o marido convidando Carlinhos (Paulo Betti), seu ex-namorado, para ocupar seu lugar na tradicional noite.


Novos Nomes em Cena: Paulo Betti e Dira Paes (2005)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 9h20 

Episódio: Paulo Betti e Dira Paes

Sinopse: Para Dira Paes, o teatro surgiu como um meio de aliviar sua necessidade de expressão. Após estrelar aos 14 anos "A Floresta das Esmeraldas", a paraense optou pelo desconhecido ao tentar ser atriz no Rio.


Ó Paí, Ó (2008) (98’)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 9h50

Classificação: 14 anos

Direção: Monique Gardenberg

Sinopse: Em um animado cortiço do centro histórico do Pelourinho, em Salvador, tudo é compartilhado pelos seus moradores, especialmente a paixão pelo Carnaval e a antipatia pela síndica do prédio, Dona Joana (Luciana Souza). Todos tentam encontrar um lugar nos últimos dias do Carnaval, seja trabalhando ou brincando. Incomodada com a farra dos condôminos, Dona Joana decide puni-los, cortando o fornecimento de água do prédio. A falta d'água faz com que o aspirante a cantor Roque (Lázaro Ramos); o motorista de táxi Reginaldo (Érico Brás) e sua esposa Maria (Valdinéia Soriano); o travesti Yolanda (Lyu Arisson), amante de Reginaldo; a jogadora de búzios Raimunda (Cássia Vale); o homossexual dono de bar Neuzão (Tânia Tôko) e sua sensual sobrinha Rosa (Emanuelle Araújo); Carmen (Auristela Sá), que realiza abortos clandestinos e ao mesmo tempo mantém um pequeno orfanato em seu apartamento; Psilene (Dira Paes), irmã de Carmen que está fazendo uma visita após um período na Europa; e a Baiana (Rejane Maia), de quem todos são fregueses; se confrontem e se solidarizem perante o problema.


A Arte do Encontro: Tony Ramos e Dira Paes (2016)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 11h30                           

Sinopse: Dira Paes defende uma visão de mundo sem fronteiras e, questionada sobre fé, declara: O amor é a grande religião. Tony Ramos e a atriz fazem uma leitura dramatizada de “Capitães da Areia”, de Jorge Amado.


2 Filhos De Francisco (2005) (132’)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 11h55 

Classificação: 14 anos

Direção: Breno Silveira

Sinopse: Cinebiografia dos irmãos Mirosmar José e Emival, que fizeram sucesso e fortuna na música com os nomes de Zezé di Camargo e Luciano. A história percorre a vida dos jovens e humildes rapazes da interiorana Pirenópolis (Goiás) que, com o esforço do pai Francisco, tornaram-se campeões de venda e ícones do estilo sertanejo moderno.


O Papel da Vida: Marina Person e Dira Paes – 2 Filhos de Francisco (2014)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 14h                                 

Sinopse: Dira Paes escolhe revisitar seu papel no filme "2 Filhos de Francisco" e elege uma cena marcante. A personagem “Dona Helena Camargo” mostrou o trabalho da atriz ao grande público.


Baú de Histórias: Dira Paes (2018)

Horário: Sábado, dia 5/07, às 14h25

Sinopse: Dira Paes se emociona ao rever suas primeiras entrevistas para o Canal Brasil e conta detalhes dos bastidores de filmes que gravou no início de sua carreira.

Nenhum comentário:

A&E estreia a série documental Casos Arquivados: Mortes no Velho Oeste

Produção resgata seis casos reais, em que o isolamento, as falhas nas investigações iniciais e a falta de provas deixaram os culpados impune...